Fórum dos Técnicos dialoga com Fórum de Reitores sobre pleitos da categoria

Spread the love

 

Aconteceu na tarde de ontem (14) uma reunião entre o Fórum de Técnicos e o Fórum de Reitores. Participaram da reunião os reitores: Alessandro Fernandes de Santana (Uesc), Evandro do Nascimento Silva (Uefs), Luiz Otávio de Magalhães (Uesb) e o reitor da Uneb, José Bites de Carvalho, foi representado pela pró-reitora da PGDP Lilian da Encarnação Conceição.

A pauta foi discutida de forma bastante profícua, segundo Firmino Júlio, presidente do Fórum dos Técnicos: “Tínhamos vários pontos a tratar, e todos foram vencidos e debatidos com transparência e cordialidade. Concurso público, orçamento, promoção, protocolos de biossegurança, insalubridade, retomada das atividades, foram as temáticas abordadas”.

No que tange a Uefs, a diretora geral, Daiana Alcântara destacou: “É muito importante essa troca de informações constante que o Fórum dos Técnicos tem em reunir os pleitos comuns e dialogar com os reitores é muito salutar para compreensão das realidades e adequações das propostas. Sobre o concurso público todos foram unânimes na defesa do mesmo, porém acabou de ser publicado um concurso Reda na Uefs, que nos trouxe preocupação. Em relação a testagem para o mapeamento e controle do Covid-19, feita na Uesc, foi importante compreender que a mesma possui certificação laboratorial que lhe confere mais condições de testagem em quantitativo maior; além do quantitativo de público envolvido de cada instituição”.

Sobre a testagem para Covid-19, o Sintest Uefs, encaminhou nesta sexta-feira (15), um ofício (veja aqui) com proposição de “cotização” de futuras testagens e à tarde a diretoria participará com o assessor jurídico da entidade e membros da Administração Superior para tratar do último edital Reda.

A reunião foi encerrada com alguns encaminhamentos: Edição de nota pública conjunta em favor da convocação dos concursos vigentes para quadro técnico efetivo da UESC e UEFS e abertura de concurso para UNEB e UESB, o último destas instituições foi realizado em 2010; apreciação de proposta ao Fórum dos Reitores da gratificação para a produção técnica-científica dos analistas das UEBA; Mobilização dos RH’s, em confirmação dos processos de Promoção a partir de janeiro de 2022, com contingente integral, para esforço conjunto no período deste processo especial, objetivando instruir os processos sem riscos de prejuízos à categoria; ações dos Reitores em defesa do pagamento do adicional de insalubridade e cumprimento de normas necessárias para concessão da mesma junto ao governo; formalização por parte do Fórum dos Técnicos de solicitação de uma adoção uníssona de cuidados com a categoria dos técnicos para garantir o menor risco e exposição possível a categoria, tais como: testagem regular (por amostragem ou integral, considerando as realidades) dos servidores que retornarão presencialmente; garantia de EPI’s adequados e transportes dos servidores durante o plano de retomada das atividades presenciais nas instituições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *