Dirigente do Sintest-BA integra delegação da CTB em Cuba

Daiana Alcântara com o Secretário da Federação Sindical Mundial, Ernesto Freire Cazañas, 24/04/2024.

A Central dos Trabalhadores de Cuba (CTC) e a Federação Sindical Mundial (FSM) estão organizando em Havana/Cuba um Curso de Formação Sindical durante os dias 22 de abril a 03 de maio de 2024, com o tema “O movimento sindical latino-americano e os processos políticos na construção da unidade no contexto atual”. O curso está acontecendo no Centro de Convenções Lázaro Peña. O evento reúne 120 delegados de 8 países da América Latina e Caribe, além dos Estados Unidos.

O convite feito aos sindicatos cetebistas parte das relações internacionais existentes entre a CTB e a CTC, que compreende a importância da solidariedade, unidade da luta e formação sindical.

Participantes da Roda de conversa de intercâmbio entre sindicalistas de Educação.

O curso acontece também num momento histórico marcante, que é no centenário da morte de Vladimir Ilyich Ulyanov Lenin, líder do Proletariado Mundial; do 171º aniversário do nascimento de José Martí; do 85º aniversário da fundação da CTC, do seu processo orgânico rumo ao XXII Congresso e do 65º aniversário da Revolução, espaço que prestará homenagem ao legado do Comandante Fidel Castro Ruz.

“O evento constitui um ambiente de reflexão rico sobre as experiências de comportamento das organizações sindicais diante da ofensiva do neoliberalismo e a articulação de ações efetivas para promover a unidade de classe na América Latina e no Caribe. Fazer parte disso é ímpar, não só para a formação sindical como dirigente do Sintest-BA, mas como historiadora do Primeiro de Maio em Salvador, pois poderei participar das celebrações do Primeiro de Maio Cubano que enriquecerá bastante os meus estudos. Espero devolver isso para a minha base, desenvolvendo uma gestão cada vez mais  classista, firme, responsável e resistente” destacou Daiana Alcântara, diretora geral do Sintest-BA, coordenadora da Regional Portal do Sertão da CTB-BA e diretora plena da CTB Nacional.

Apresentação da dirigente no evento de abertura.