Sintest recebe a Deputada Alice Portugal em sua nova sede

O Sintest recebeu a Deputada Federal Alice Portugal e assessoria, a diretora do SindSaúde, Dart Clair, servidores técnicos e lideranças em sua nova sede, na tarde desta quinta-feira (15). Alice, que é técnica da UFBA  e fundadora do Sintest junto com Eduardo Moura, relembrou a memória do ex – diretor (in memoriam). “Uma pessoa determinante para o trabalho sindical no Estado da Bahia”.

Prof. José Raimundo, coordenador do Projeto Saberes e Sabores, resgatou a fundação do Sintest na Uefs e do movimento associativo desde a década de 1990.”Essa reunião com a deputada foi muito importante para os projetos da Uefs e das comunidades que estão em torno, principalmente as atividades de extensão que a universidade devolve relacionada ao trabalho. Nós conseguimos encaminhar algumas ações relacionadas a incubadora e a Feira de Saberes e Sabores.  Alice Portugal é uma deputada  que tem o mandato voltado para as universidades e tem tido uma atuação histórica junto à Uefs. Gostaria de  destacar a importância da diretora do Sintest, Daiana Alcântara e da diretora do SindSaúde, Dart Clair, nessa sensibilidade de encaminhar esses projetos para que a Incubadora, a Feira de Saberes e Sabores, entre outros possam ter de fato a atuação merecida na universidade”.

Durante a visita foi servido  um café com produtos da Feira de Saberes e Sabores da Uefs. Após o encontro a deputada visitou a Feira e pôde conhecer um pouco do trabalho dos produtores e produtos comercializados.

Reunião Reitoria

Logo após a visita, a diretoria do Sintest, a diretora do SindSaúde Dart Clair, a reitora Amali Mussi, a vice-reitora, Eva Carvalho, professores, estudantes, diretores e diretoras de departamentos da Uefs se reuniram na Sala dos Conselhos, no Prédio da Administração Central, com a deputada Alice Portugal para a apresentação das ações e projetos que receberam emendas parlamentares oriundas de propostas da legisladora.

Após apresentação de todos/as os/as presentes, foi relatado a situação das emendas que a parlamentar destinou a Uefs em parceria com o Sintest e SindiSaúde.

As verbas de R$200.000,00 e R$100.000,00 foram destinadas para a aquisição de equipamentos para o laboratório de enfermagem da Uefs e para o início da implantação do bicicletário da universidade, respectivamente.

Alice Portugal relatou a representatividade da Uefs, o seu papel no Estado da Bahia dentro das UEBA, como espaço crítico e criativo em Feira de Santana e Região. “A universidade é ponto estratégico para o desenvolvimento regional, ainda mais por ter o atual governador Jerônimo como professor da instituição”.

Alice citou ainda que foi uma das primeiras mulheres na direção da representação sindical no Brasil. Relatou a situação em que passou as universidades brasileiras no período da Pandemia e o desmonte do governo anterior. “Tivemos nesse período a maior evasão dos estudantes na Educação básica e superior. O trabalho mais importante é aquele que não aparece tanto, a luta pela valorização do ensino e para os profissionais da saúde. As emendas representam muito pouco no orçamento, a dívida pública 41% e o que suga a maior do orçamento público. Nós das universidades estamos na contramão disso. Somos típicos de estado, mas rebelados contra o sistema. De alguma maneira estamos conseguindo isso na bancada da Bahia, para servir as universidades federais e estaduais. A minha prioridade é para as universidades. Saio daqui com alguns compromissos presentes com iniciativas com as associações locais, e além disso um investimento coletivo supra partidários com diversos parlamentares com o mesmo foco”, disse a deputada.

A reitora, professora Amali, ressaltou que a universidade tem diversos projetos para receber emendas, que devem ser enviados para os deputados da Bahia até o mês de agosto, pois no mês de setembro os projetos e propostas são comunicados para a elaboração do orçamento.

“A diretoria do Sintest-BA tem trabalhado ao longo dos últimos anos com pautas para além das questões econômicas.  Nossa categoria tem diversos pleitos por saúde no ambiente de trabalho, bem-estar, valorização, educação para os filhos e filhas, e a captação de emendas parlamentares para concretização junto com a Reitoria desses interesses tem sido fundamental. As ações que estamos buscando executar interferirá de forma muito positiva no dia-a-dia da instituição. As bicicletas no campus, os equipamentos para o Labenf, o espaço de convivência dos trabalhadores, investimentos no Sesu, no Laf, na Brinquedoteca,  na Creche são frutos desse caminho político que resolvemos trilhar e que vai continuar trazendo muitos resultados não só para nossa categoria, como para a comunidade acadêmica e externa”, disse Daiana Alcântara,  diretora geral do Sintest-BA.