SINTEST-BA prestigia solenidade de outorga do título de Doutora Honoris Causa para Ivannide Santa Bárbara

Na noite da ultima terça-feira (12), o SINTEST prestigiou a solenidade de outorga do título de Doutora Honoris Causa para Ivannide Santa Bárbara. A cerimônia reuniu familiares, amigos, autoridades diversas e militantes, sobretudo, do movimento negro, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) concedeu o título de Doutora Honoris Causa à personalidade por sua atuação dentro e fora da Instituição.

Ivannide Santa Bárbara colaborou historicamente para a construção e fortalecimento dos movimentos sociais em Feira de Santana e, enquanto militante do Movimento Negro Unificado e da Frente Negra Feirense (FRENEFE), atuou de forma expressiva na implantação da Política de Ações Afirmativas da Uefs. A homenageada também é reconhecida como uma relevante difusora da cultura negra.

A homenagem de Ivannide Santa Bárbara foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consu), após proposição do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia, em conjunto com o Neabi/Uefs, Movimento Negro Unificado (MNU) e NENNUEFS.

Emocionada, a recém doutora afirmou que receber o título é mais do que importante, é transcendental. “Significa que os/as nossos/as predecessores/as terão referência positiva negra. Ele não fala só de mim ele fala através de mim por todos/as nós guerreiros/as das diversas lutas. Demos as mãos pra modificar a cara desse país. Estou muito feliz em receber essa homenagem da Uefs, aqui dentro dela eu encontrei estímulo de grandes nomes, grandes personalidades, grandes pensadores, orientadores, professores que me estimularam e não me deixaram sair da luta”, disse Ivannide Santa Bárbara.

Também participaram da mesa de honra do evento a vice-reitora da Uefs, professora Eva Carvalho, a pró-reitora de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis da Uefs, professora Sandra Nívia Soares, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ângelo Almeida, a representante do Movimento Negro Unificado de Feira de Santana e assessora técnica da SJDH para assuntos de Educação e Cultura em Direitos Humanos, Urânia Santa Bárbara, e a professora Ana Maria Carvalho, membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Uefs (Neabi/Uefs).

Além do Direto de Imprensa, Luis Ricardo Andrade, esteve presente também na cerimônia a representante dos técnico-administrativos junto ao Conselho Universitário (CONSU), Camila Damasceno Penna representando o Sintest.