A diretoria do Sintest-Ba se reuniu na manhã desta terça-feira (7), com a Reitoria e membro(a)s da Administração Superior para dialogar sobre pautas de interesse da categoria.
O primeiro ponto foi sobre o processo das Secretarias de Colegiados sem função regulamentada. O sindicato buscou, por meio jurídico, garantir o pagamento dos valores correspondentes ao cargo DAI-5 diante dos/as servidores/as desenvolverem as funções sem a devida remuneração. Todavia, a Administração, que já está pagando os valores, exigiu o cumprimento de carga horária de 40 horas. Foi pactuado que se faça um levantamento de quem vai conseguir cumprir às 40 horas e em caso de não possibilidade, que a Administração garanta o remanejamento de setores ou atividades, pois não será mais aceito que os/as servidores/as exerçam as funções sem receber o que é devido, conforme ganho processual. Caso ocorra corte financeiro sem informação prévia e formalização junto ao processo, o sindicato orienta que o assessor jurídico seja procurado.
Em segundo ponto, foi discutido sobre o direito à Creche Integral. A Creche é uma luta histórica vitoriosa da categoria que, ao longo de alguns anos, vem sendo atendida parcialmente. Foi encaminhado que a diretoria do sindicato fará um diálogo com a categoria para propor critérios e retornará para uma reunião com a Administração Superior em Julho para construção conjunta. A obra da Creche tem previsão de conclusão em setembro de 2026 e se buscará atender em regime integral em 2027. O CEB está previsto para ser inaugurado em maio de 2026.
O sindicato também apresentou demanda de ampliação do atendimento do Sintest Cuida e solicitou um novo espaço físico para os atendimentos.
Quanto às questões relativas aos animais no campus, o sindicato reforçou a necessidade de ações preventivas e institucionais, que busquem resguardar a saúde, a dignidade e as condições adequadas de trabalho dos servidores, bem como mitigar riscos de responsabilização para a Universidade. A quantidade de ocorrências estão crescentes e precisam de medidas efetivas com respaldo legal. A reitoria informou que haverá uma reunião amanhã (8), com OAB, Secretaria de Saúde do Município, Ministério Público, Centro de Controle de Zoonoses e NAC para dialogar sobre ações realizadas e buscar planejar medidas conjuntas. A ASCOM fará ampla divulgação sobre o histórico de ataques de animais no campus e medidas que estão sendo tomadas pela Administração Central.
You may also like
-
Vitória jurídica: Justiça garante decisões favoráveis a servidores da UEFS filiados ao SINTEST-BA contra devolução de valores pagos por erro administrativo
-
Sintest-BA marca presença na mesa de abertura do I Congresso da UEFS
-
Sintest-BA propõe homenagem a aposentados(as) no Congresso da UEFS e solicita camisas
-
Fórum dos Técnicos assegura Progressão 2026 para categoria
-
SINTEST-BA participa de atividade do Fórum de Saúde e Segurança do Trabalho da UEFS e apresenta o programa SINTEST Cuida


