Fórum dos Técnicos se reúne com Fórum de Reitores

Spread the love

Fórum dos Técnicos e Fórum de Reitores se reuniram no final da manhã desta terça-feira (21/03), na Reitoria da UNEB em Salvador, para apresentação e discussão da pauta de reivindicações da categoria dos servidores técnicos administrativos das  universidades estaduais da  Bahia.

Os diretores sindicais relataram a situação dos servidores como insustentável pela falta de valorização profissional da categoria, colocando os principais pontos da pauta (leia aqui) do movimento dos técnicos, que destaca como emergencial o reajuste salarial da categoria, a realização de concurso público, principalmente na UNEB e UESB, a regularização da situação da carreira dos Servidores Nível de Apoio (NA’s), a criação das 40h para os analistas e o incentivo à produção científica.  “Os servidores técnicos das universidades estão atravessando talvez o seu pior momento diante das perdas de direitos, de total desprestígio por parte do governo. Neste sentido, continuamos acreditando que o principal papel dos reitores seja de interlocutores e defensores das nossas pautas.”, afirmou Firmino Júlio, presidente do Fórum dos Técnicos.

Na ocasião, os dirigentes sindicais informaram aos reitores que pela falta de retornos do governo do estado às reivindicações, irão entrar em estado de mobilização permanente nas universidades, e esperam a  manifestação dos reitores junto ao governo, em defesa da categoria e das pautas apresentadas. As lideranças falaram também dos casos de assédio nas universidades e da necessidade de políticas para combater esse crime.

Após discussão da pauta, a presidente do Fórum de Reitores, Adriana Marmori, afirmou o compromisso de discutir as reivindicações nas reuniões com o governo, e que já iria levar o assunto para reunião que aconteceria entre as reitorias e a secretária da Educação, Adélia Prado, na mesma tarde. Ao final do encontro, o reitor da UESB, Luiz Otávio Magalhães, se posicionou sobre a denúncia de assédio moral na instituição e garantiu que medidas já foram tomadas em conjunto com o Ministério Público.

Participaram do encontro a presidente do Fórum de Reitores e reitora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Adriana dos Santos Marmori Lima, o reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Evandro do Nascimento Silva, o reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Alessandro Fernandes, e da Universidade Estadual do Sudoeste (UESB), Luiz Otávio de Magalhães; por parte das entidades, o presidente do Fórum dos Técnicos e diretor geral do SINTEST/BA UNEB, Firmino Julio de Oliveira Filho, a diretora geral do SINTEST/BA UEFS, Daiana Alcântara, a presidente da AFUSC,  Marciene Lima, e o presidente da AFUS- Sindicato, José Márcio Dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *