Projeto de construção do espaço de convivência para os terceirizados da Uefs é apresentado em reunião

Ampliando as possibilidades de oferecimento de melhores condições de trabalho e qualidade de convivência para os terceirizados da instituição, a diretoria do Sintest-BA, se reuniu na tarde desta terça-feira (30), com a pré-candidata a deputada estadual, Dart Clair Cerqueira; o deputado federal Daniel Almeida; o reitor da Uefs, Prof. Evandro do Nascimento Silva; a vice-reitora Amali Mussi; membros da Administração Superior da Uefs; chefias e prepostos das empresas que prestam serviços na instituição. Durante a reunião foi apresentado pela equipe da Gepro/Uninfra o projeto preliminar do Centro de Apoio aos Colaboradores.

O reitor da Uefs, Prof. Evandro do Nascimento Silva recepcionou o deputado federal, Daniel Almeida e agradeceu pela disposição de parceria para viabilização de propostas.

“Hoje aqui, não poderia deixar de citar o Sintest, que tem sido um sindicato presente  comprometido com os servidores técnicos, que é a categoria que representam, mas também sensível com as necessidades dos terceirizados desta instituição, que defende os trabalhadores de forma unificada e humanizada. Dói-me muito quando vejo os terceirizados sentarem no chão, em cima de papelão para fazerem suas refeições e descansar, porque não tem um espaço digno para poder ter seu descanso do trabalho. Essa situação sempre me incomodou. Nossa prioridade agora é criar esse espaço de acolhimento e contar com esse apoio do deputado e a vinda de recursos federais será fundamental”, destacou a vice-reitora Amali Mussi.

“Estou aqui hoje com vocês, afirmando e reafirmando o compromisso que temos com a educação superior pública e dos direitos dos trabalhadores. Esse espaço de convivência na última reunião que estivemos aqui, falamos sobre o assunto e assumimos a incumbência de trabalhar para garantir o orçamento dos recursos necessários para a construção, e  a universidade,  ficou de ver o projeto com estimativa orçamentária para viabilização dos recursos, para que possamos dar sequência no processo de compromisso firmado”, ressaltou o deputado federal Daniel Almeida.

“Essa é uma pauta de humanização e dignidade no ambiente de trabalho. A classe trabalhadora deve cada vez mais buscar a unidade para fortalecer a luta por direitos e temos aprendido isso na gestão do Sintest-BA ao longo dos últimos anos ao compartilhar fronts de defesas com outros sindicatos. O Sintest-BA sempre foi sensível às questões dos terceirizados e no caminho de lutas que estamos percorrendo para concretizar pautas de interesse da categoria e da comunidade acadêmica encontramos ainda políticos que representam bem nossa classe nos espaços de poder e se colocam à disposição para apoiá-las. Então só temos a agradecer à CTB e ao PCdoB Feira de Santana-BA, pois foi por meio deles que conhecemos a enfermeira Dart Clair e o Deputado Federal Daniel Almeida que tem sido grandes parceiros e juntos trabalharemos na captação de recursos para o Centro de Apoio aos Colaboradores sair da planta e se tornar realidade”, disse a diretora geral do Sintest-BA, Daiana Alcântara.

“Um problema que há muito tempo se estendia, era a falta de um local digno e apropriado para os nossos colaboradores. E finalmente, graças à articulação e busca incessante por apoio a esta obra, do nosso sindicato (Sintest), em parceria com a reitoria, este problema está próximo de se finalizar. O projeto é incrível e certamente será um dos melhores ambientes de toda a instituição. O mínimo que podemos proporcionar para essas pessoas que representam de forma extremamente importante o corpo da Uefs”, expressou Juvenal Aguiar, Gerente de Transportes.

“Fiquei muito feliz em saber da criação do espaço, para que possamos ter um local digno para almoçar e descansar”, disse Gilda de Jesus, terceirizada da limpeza.