Sintest assegura reimplantação do adicional de insalubridade no contracheque do mês de março

Ida a SAEB, em 07 de março de 2022.

Os diretores gerais do Sintest-BA, Daiana Alcântara e Firmino Júlio, estiveram na manhã desta segunda-feira (07), na DRH-SAEB para conversar sobre o restabelecimento do adicional de insalubridade do(a)s associado(a)s, após retorno judicial da PGE sobre os pagamentos.

“Desde dezembro aguardávamos essa comprovação de reimplantação em folha. Após o assessor jurídico, Dr. Danilo Ribeiro solicitar que fosse concedido multa por atraso, a Saeb teve que apresentar os cálculos e realizar o pagamento. Teremos agora que cobrar da Suprev o cálculo e restituição dos servidores que nesse período do processo se aposentam. Esse retorno é um primeiro passo, ainda teremos o cálculo da retroatividade total do processo”, destacou Alcântara.

Neste mês de março, no contracheque conterá três lançamentos de adicional de insalubridade, referente a janeiro, fevereiro e março de 2022 e um valor que virá descrito como RRA referente ao retroativo de outubro a dezembro de 2021 (mês que foi dada ordem judicial de reimplantação). A diretoria orienta que caso o(a) servidor(a) beneficiário(a) perceba ausência desses lançamentos ao receber o contracheque, favor entrar em contato com o sindicato. Confira aqui  a lista de associados(a)s.

Dos participantes do processo, treze servidores já percebem o adicional, vinte e seis servidores se encontram na situação de inativo e dois servidores falecidos, três foram demitidos/exonerados e uma servidora está em Licença para Interesse Particular, por conta disso não foram considerados na elaboração do cálculo do impacto financeiro neste primeiro momento pela Saeb. Deste modo, o cálculo referente ao impacto financeiro foi elaborado para, tão somente 51 servidores constantes na relação anteriormente mencionada, que se encontram na situação de ativos e não recebem o Adicional de Insalubridade.

Além desse assunto, a diretoria conversou sobre o calendário de promoções, Pfac da Uneb e vai aguardar as novas publicações/orientações da Saeb, já que o período avaliatório do primeiro processo extraordinário se encerra dia 26 de março.