Aula Magna da Uefs discute Cultura e Democracia”

“Cultura e Democracia” foi o tema debatido na Aula Magna realizada na manhã desta terça-feira (07/03). A cerimônia ocorreu no formato híbrido, às 9h, no Anfiteatro, no módulo 2,  com 50% da capacidade.  O evento também foi transmitido pelo canal TV Olhos D´Água, no Youtube.

O reitor Evandro do Nascimento deu boas vindas à comunidade acadêmica e elencou uma série de ações que foram tomadas para garantir o funcionamento remoto e, agora, presencial das atividades acadêmicas. E discorreu sobre o empenho da universidade no apoio aos órgãos públicos e às autoridades sanitárias nas intervenções de saúde, focadas na gestão e ações para conter o avanço do novo Coronavírus.

O evento teve como palestrante o sociólogo Juca Ferreira, que  é baiano, formado em Sociologia pelo Instituto de Estudos do Desenvolvimento Econômico e Social (Iedes) da Sorbonne, em Paris, foi ministro da Cultura, secretário-executivo do Ministério da Cultura, vereador de Salvador, secretário do Meio Ambiente de Salvador, secretário municipal de Cultura de São Paulo, secretário de Cultura de Belo Horizonte e consultor da Organização das Nações Unidas no Projeto de Apoio às Políticas na Área de Gestão e Controle Ambiental.

Sociólogo Juca Ferreira, palestrante da Aula Magna.

Para o palestrante, o tema discutido na aula lhe faz reforçar suas reflexões sobre o papel da cultura e da arte para o nosso desenvolvimento no contexto atual: “Vivemos um momento que de muitas maneiras é ameaçador para a nossa democracia. Momento que nos exige um alto grau de reflexão sobre essas crescentes e avassaladoras ameaças. Não podemos de maneira nenhuma admitir e nem deixar que tal retrocesso se consolide, que os direitos conquistados em nosso país sejam suprimidos, muito menos que se ameace a liberdade, que só pela vida democrática que nossos direitos podem ser garantidos. Precisamos urgentemente de um novo círculo de desenvolvimento com mais direitos, com mais democracia, sustentabilidade, cultura e mais qualidade de vida para o desenvolvimento do país e para conquistar melhores condições para realização da condição humana para todos/as”, destacou.

Para a diretora de Cultura e Desporto do Sintest, Maria Rita Suzarte, é importante exaltar a  valorização da cultura sertaneja, e da cidade de Feira de Santana e o nosso CUCA. “Em tempos de pandemia, de isolamento, o CUCA se reinventou, se manteve firme, levando alegria e arte enchendo nossos corações de esperança mesmo à distância. Sabemos o quanto a classe artística também passava por dificuldades, o nosso sindicato fez uma campanha de arrecadação de alimentos para minorar as dificuldades destes trabalhadores. E aqui estamos, mesmo num contexto pandêmico, que ainda requer cuidados, regras seguras de convivência resistindo e fazendo esta Universidade ganhar cor e movimento com este retorno presencial”, disse. Leia o discurso na íntegra.

Maria Rita Suzarte, diretora de Cultura e Desporto do Sintest na Aula Magna, em 07 de março de 2022.

Além do conferencista, que estava on line, compuseram a mesa do evento o reitor da Uefs, Evandro do Nascimento, a vice-reitora, Amali Mussi,  a diretora de cultura e desporto do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau (Sintest) da Uefs, a servidora técnica Maria Rita Suzarte, o superintendente executivo de programas e projetos da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC-BA), Márcio Gomes e o diretor da Associação dos Docentes da Uefs (Adufs), o professor Francisco José Souto,

O vídeo da cerimônia segue disponível no canal da TV Olhos D’água, no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=3GhsqntddRc