Sintest marca presença na 13ªedição do Bando Anunciador organizado pelo CUCA UEFS

Spread the love

O Sintest participou na manhã de domingo (7), da 13ª edição do Bando Anunciador organizado pelo CUCA/UEFS. Momentos lúdicos e de protesto revezaram-se durante o movimento cultural, reafirmando o grande potencial do Bando para a exposição das reivindicações de diversas associações de bairro, entidades e movimentos sociais.

O Bando que surgiu em 1860 em anúncio à Festa de Sant’Ana, teve pela primeira vez o cortejo puxado pelo “Bando do Cuca”, que contou com a presença especial de rainhas de edições anteriores do evento, entre elas, Rita Suzart, coordenadora de cultura e desportos do Sintest. A atividade foi iniciada com um reforço inicial de um café da manhã oferecido pelo sindicato e depois o cortejo tomou conta das ruas e o “Bando da Luta” deu seu recado: “Ô Senhora Sant’ana, mãe da mãe de Jesus, intercedei para os servidores conquistarem o que fazem jus!”

Percurso

Mais de 30 bandos de bairros, além de famílias e amigos que se fantasiaram para ir ao evento, diversificam as expressões artísticas e culturais do Bando Anunciador enquanto todos se divertiam ao som das fanfarras. O horário de saída dessa edição foi a antecipada para 6h. Pela primeira vez, o cortejo foi puxado pelo Bando do Cuca. O trajeto começou em frente ao Cuca, seguiu até a Igreja dos Remédios passando pela Avenida Senhor dos Passos e pela Rua Capitão França, seguindo até Avenida Getúlio Vargas em direção a Rua Marechal Deodoro, finalizando na praça da Matriz pela Rua de Santana.

“A festa se mostra cada vez maior, mas também mais bonita e diversificada com a participação de um número crescente de grupos populares. Nossa expectativa é que ele mantenha essa grandiosidade com segurança  e tranquilidade. Esse ano tivemos o horário de saída antecipado pra 6h e por questões de segurança, não passamos  pelos Becos da Energia e do Mocó”, destacou o diretor do Cuca, Aldo Morais.

A coordenadora geral do Sintest/Uefs, Daiana Alcântara, avaliou a atividade como muito positiva. “A diretoria e equipe do Cuca está de parabéns pela inovação e organização trazida para as ruas neste ano. Sair mais cedo trouxe mais segurança e liberdade para se movimentar e aproveitar a folia, além da alegria expressada pelo Bando do Cuca com as ex-rainhas e personalidades como comissão de frente. Agradecemos aos servidores Aldo e Dênio pela parceria, objetivamos nos fazer mais presentes entre as atividades que nossos filiados lotados nos setores externos à Uefs desenvolvem. O Bando da Luta foi reivindicador e integrado com a cultura da nossa cidade, avaliamos como muito positiva essa atividade”, destacou.

Confira a galeria de fotos

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *