Negociações: Reunião do Fórum dos Técnicos na Governadoria do Estado

O Fórum dos Técnicos reuniu-se na manhã desta quinta-feira (19), na Governadoria do Estado com a secretária de educação, Adélia Pinheiro; José Bites, coordenador executivo de Programas e Projetos Estratégicos da Educação (SEC); Kelly Costa, assessora (Serin) e Diogo Araponga, Coordenador Técnico de Relações Trabalhista da Saeb, para dialogar sobre a pauta externa da categoria.

Conforme acordado com os sindicatos, foi publicada a Instrução Normativa que norteará a inclusão de cerca de 900 servidores das quatro universidades estaduais no processo da Progressão 2023. As modificações ocorridas para esse avanço, impactará na Promoção 2023, que terá seu calendário alterado.

“Apesar do processo desgastante deste pleito, é importante destacar que foi muito importante tal avanço. Agora precisamos discutir as tabelas remuneratórias da categoria considerando as perdas apontadas pelo estudo feito pelo Dieese (VEJA AQUI) para nós”, destacou Firmino Júlio, presidente do Fórum dos Técnicos.

Foi exposto as disparidades entre as carreiras dos Técnicos e Analistas Universitários e o desestímulo que vem acontecendo com a falta de valorização das qualificações que os servidores apresentam. Nesse sentido, o Fórum dos Técnicos apresentou a proposta de criação da gratificação técnica científica e artística para Técnicos e Analistas Universitários. Foram feitas algumas observações pela secretária Adélia Pinheiro e no próximo mês o governo deverá se posicionar sobre o pleito, que também está dependendo do parecer das universidades. A informação é que Secretaria de Educação do Estado mandou o processo de número Sei 001.10392.2023.0006840-20, até o momento ainda falta uma universidade se manifestar.

No tocante à pauta de concurso público, o Fórum solicitou para a secretaria informações detalhadas do quantitativo de convocações e vagas aprovadas para o concurso de cada universidade.

No próximo encontro será discutido também a proposição da criação da carreira de 40h dos analistas, onde além da reestruturação o Fórum buscará aumentos nos vencimentos.

Representando a Saeb, Diogo Araponga, também informou sobre um estudo preliminar sobre a situação dos NA’s e os impasses jurídicos à vencer.

Finalizando o Fórum reiterou a necessidade do governador Jerônimo Rodrigues receber pessoalmente os sindicatos para discutir as pautas que atingem todo o funcionalismo público, Planserv, Auxílio Alimentação, Hospital do Servidor e Valorização.