A diretoria do Sintest-Ba vem a público esclarecer que todas e quaisquer denúncias de assédio praticado contra servidoras e servidores técnicos da UEFS, seja de que natureza for, sempre foram e continuarão sendo acolhidas pelo sindicato e tratadas com a seriedade e responsabilidade que a questão exige, sem pré-julgamentos de qualquer natureza.

Foi, neste sentido, que esta entidade, através de sua diretora-geral, recebeu de uma associada lotada no CUCA a denúncia de que estava sendo transferida para trabalhar no campus contra sua vontade tendo sido, de imediato, exigida uma reunião com a reitoria e a PGDP, o que foi prontamente atendido pela gestão. A questão recebeu os devidos encaminhamentos e a servidora foi atendida por mais duas vezes, tendo ela relatado ter sido bem acolhida e já estar ambientada na sua nova lotação.

Posteriormente, a diretoria recebeu uma outra filiada na sede da entidade e, uma vez mais, prestou todo acolhimento, numa escuta qualificada de seus relatos, tendo sido detectado que a contenda envolvia um outro servidor filiado a entidade. Para evitar conflito de interesses, foram prestadas à servidora as devidas orientações sobre como realizar os registros dos fatos para a devida apuração pelas instâncias competentes.

Da mesma forma, a diretoria procedeu à escuta do outro filiado envolvido nas acusações, considerando seu direito ao contraditório.

Como a situação envolve filiados desta entidade, o sindicato acompanhará a apuração rigorosa dos acontecimentos pelas esferas competentes, Reitoria, Ouvidoria e Ministério Público sem, contudo, ter atuação direta na defesa de qualquer dos envolvidos, mas firme na convicção de que, se apurada a ocorrência de assédio, as medidas sancionatórias devem ser aplicadas, já tendo sido formada comissão de sindicância para a devida apuração do ocorrido.

A diretoria reafirma sua disposição para o combate de qualquer ato de assédio ou violência e sempre trabalhará para a construção de um ambiente de trabalho respeitoso e saudável e na reconstrução das relações interpessoais neste importante espaço que é a Universidade Estadual de Feira de Santana.

Diretoria do SINTEST-BA/UEFS