SINTEST-BA apoia o IV Congresso Internacional de Desastres em Massa que será realizado em Feira de Santana

Spread the love

Reafirmando a intenção de integrar as forças de segurança, salvar um número maior de vidas, proteger patrimônios e garantir também uma prevenção mais efetiva em casos de desastres, Feira de Santana voltará a sediar o Congresso Internacional de Desastres em Massa (CIDEM). O evento será realizado entre os dias 23 e 26 de agosto e conta com o apoio do SINTEST-BA. A etapa teórica ocorrerá na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e na Faculdade Unef e o simulado de acidente em massa e treinamento das agências e instituições envolvidas, na área de treinamento em desastres da UEFS.

Este ano, o tema do CIDEM será ”Desastres com inundações, barragens e produtos perigosos (QBRN – Químicos, Biológicos, Radioativos Nucleares)” e contará com a participação de profissionais da saúde, peritos nacionais e internacionais, psicólogos, médicos, enfermeiros, biomédicos, engenheiros, entre outros, membros das equipes de resgate e forças de segurança em geral e auxiliares.

História

Realizado pela primeira vez em novembro de 2014, com o nome de ”Curso preparatório para atendimento e identificação de vítimas de desastres”, o projeto ganhou repercussão nos mais diversos meios de comunicação, em nível nacional e internacional. Na oportunidade foi realizado um simulado de desastre aéreo no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Desde o momento inicial, várias forças de segurança entenderam o significado deste simulado. Polícia Federal, polícia civil e militar da Bahia, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Samu, Guarda Municipal de Feira de Santana, INTERPOL, entre outras, estiveram presentes.

Em 2015 ocorreu o primeiro Congresso Internacional de Desastres em Massa (CIDEM), com a promoção de grande simulado no Aeroporto João Durval Carneiro, em Feira, novamente com a presença consistente de representantes de instituições e agências de segurança, tanto públicas, quanto privadas, além de membros de organismos de outros países, como da Inglaterra.

No ano seguinte, o CIDEM conquistou uma dimensão ainda mais significativa, sendo inserido no processo de preparação do Brasil para os Jogos Olímpicos de 2016. Por conta da inserção de Salvador no evento, com jogos de futebol na Arena Fonte Nova, o projeto foi realizado integralmente na capital do estado.

O encerramento do Congresso foi marcado por um grande simulado de ataque terrorista no estádio. Ação que contou com ampla cobertura da imprensa estadual e recebeu elogios de vários setores da sociedade baiana e brasileira.

A última edição ocorreu em 2018, em Feira de Santana e foi considerado o maior simulado de desastres já realizado no mundo. Tratou do tema: Desastres com transporte de produtos perigosos e ataque terrorista. Teve presença de 14 países, entre eles, o Japão. O evento foi referência para os preparativos para os Jogos Olímpicos de Tokyo 2020 e influenciou diversos treinamentos pelo mundo.

Inscrições

As pessoas interessadas em participar da quarta edição do CIDEM devem acessar a página do evento www.projetocidem.com ou no site Sympla e escolher a opção de inscrição desejada: http://www.sympla.com.br/event__1830207. Para algumas modalidades de inscrição, as vagas já estão encerradas.

O SINTEST irá sortear três inscrições para seus(suas) associados(as).

Os(as) interessados(as) em participar do sorteio devem enviar o nome para o e-mail do Sintest (sintest@uefs.br), até o dia 31 de julho. O sorteio será realizado no dia 1 de agosto, com transmissão ao vivo no nosso Instagram: https://www.instagram.com/sintestba.uefs/.  Participe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *