Fórum dos Técnicos na luta pela criação e ampliação das creches nas universidades estaduais da Bahia

Spread the love

 

Fórum dos Técnicos na luta pela criação e ampliação das creches nas universidades estaduais da Bahia

O Fórum dos Técnicos das UEBA participou na manhã desta terça-feira (16), na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) da Audiência Pública: “O Papel das Universidades Estaduais no Contexto do Desenvolvimento Regional: Desafios e Perspectivas”. A audiência foi realizada pela Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público da ALBA, e foi conduzida pela deputada Olívia Santana (PCdoB), presidente do Colegiado de Educação, que destacou a importância das unidades de ensino superior no interior baiano. Como encaminhamento, a presidente da comissão, a deputada Olívia Santana, comprometeu-se com a luta para a implantação de creches em todas as universidades estaduais, e defesa da autonomia financeira.

O Fórum conseguiu aprovação da audiência pública com a temática proposta “As creches universitárias como política de permanência para as mulheres trabalhadoras e estudantes e a importância da valorização das UEBA para Bahia”, mostrando assim para o legislativo, autoridades e sociedade a importância da nossa Creche Uefs para a comunidade acadêmica. O evento contou com a participação das mães associadas que tiveram filho(a)s matriculado(a)s na Creche e a equipe de servidoras juntamente com a coordenadora da Creche/Uefs, Noélia Brandão Bonfim. (Veja o vídeo com a fala da coordenadora).

A Creche da Uefs completou 30 anos em 2022 e durante a audiência, foi apresentado um vídeo produzido pela TV Olhos D’Água, que conta histórias e memórias do espaço, que emocionou a todos os presentes. (Veja o vídeo exibido).

O presidente do Fórum dos Técnicos e diretor geral do Sintest-Ba, Firmino Júlio Oliveira Silva, destacou durante sua fala que acredita na sensibilidade do governo e que “a categoria vai esperar e acreditar no retorno das questões das universidades estaduais do Estado”. Ele ainda chamou a atenção para um pleito antigo, que é a implantação de creche e nas universidades para assegurar a permanência de mães técnicas, estudantes e docentes.

“Estamos empenhados em ampliar a Creche e melhorar seu funcionamento para assim viabilizar vagas integrais para mães com carga horária de 40h, com o intuito de fortalecer o pleito e dar visibilidade ao trabalho e importância do espaço, conseguimos aprovação da audiência pública para mostrar ao legislativo, autoridades e sociedade a importância da nossa Creche Uefs para a comunidade acadêmica”, destacou a diretora geral do Sintest-BA/Uefs. Confira abaixo o vídeo da fala completa da diretora geral do Sintest-BA.

 

A audiência contou com as participações dos deputados estaduais Hilton Coelho (PSOL), Fabíola Mansur (PSB), Fátima Nunes (PT), Robinson Almeida (PT), Felipe Duarte (PP) e Pablo Roberto (PSDB), da reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Amali Mussi, da reitora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Adriana Marmori Lima, a vice-reitora da UNEB, professora Dayse Lago, reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), professor Marcus Henrique Fernandes, vice-reitor da UESB, Luiz Otávio de Magalhães, reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), representantes do Fórum das Associações Docentes das Universidades Estaduais da Bahia (ADS) e da União dos Estudantes da Bahia (UEB).

Confira a galeria de fotos:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *