Com apoio do Dep. Daniel Almeida Sintest conquista melhorias para LAF, Brinquedoteca e Creche

Na manhã desta segunda-feira (09), o Sintest recebeu em sua sede a visita do deputado federal Daniel Almeida(PCdoB), que veio acompanhado por sindicalistas de Feira de Santana. Estiveram no encontro, Eritan de Carvalho Machado, vice-presidente do sindicato dos bancários; Oberdan da Silva Cerqueira, pres. do Sindborracha;  Aroldo Moreira, pres. do PCdoB de Feira de Santana e Dart Clair Cerqueira, pré-candidata a deputada estadual pelo PCdoB.

O parlamentar foi recepcionado pelos diretores do sindicato, Daiana Alcântara, Agripino Gonçalves e Douglas Condini que apresentaram a entidade e relataram a situação vivenciada internamente e as lutas externas da categoria.

Logo após a visita na sede do sindicato, o grupo se dirigiu para uma reunião com a Administração Central da Uefs para tratar da emenda parlamentar encaminhada pelo deputado, à pedido de Dart Clair e da diretora Daiana Alcântara, que totaliza o valor de R$ 200 mil. A contribuição do deputado federal Daniel Almeida é parte de um montante de R$ 820 mil, já aprovado em emenda de bancada pela Câmara dos Deputados, em Brasília, que segue para análise técnica do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Natural de Mairi, Daniel Almeida se lembrou da sua familiaridade com Feira e da influência da Uefs a este e outros municípios do portal do sertão: “a Universidade Estadual de Feira de Santana é uma instituição de grande inserção no município e na região”. O deputado reforçou que o seu mandato continua atuante na Educação, como também na valorização da coisa pública, do serviço público, do servidor público e das universidades. “Nós estamos aqui cumprindo aquilo que é o papel do parlamentar, que compreende esses temas e procura valorizá-los”, completou, frisando que esse é um passo de muitos que acontecerão através da parceria firmada com a Uefs. “Quero participar da construção do orçamento da Uefs, estando reeleito ou não”, destacou.

A diretora geral do Sintest-BA, Daiana Alcântara, destacou que o primeiro pleito apresentado ao deputado foi o CEB e a receptividade do deputado com as questões da categoria foi imediata: “A gente tem várias pautas e a do Ceb trouxe Dart Clair para fortalecer ainda mais essa luta. O deputado Daniel de imediato disponibilizou recursos para o Ceb, porém ao conversar com a Profa. Joselisa Chaves, assessora técnica da Aeri, constatamos ser melhor investir o recurso com capacitação. Depois, numa outra reunião, discutimos a mudança da natureza das emendas e aí decidimos investir em melhorias internas para a categoria e para a comunidade como um todo. Conversei com os servidores Carlos Passos e Lizziane Andrade para saber as demandas do LAF, com Cristiane Pinto para saber as demandas da Brinquedoteca e com Noélia Brandão para saber as da Creche e foi ouvindo essas pessoas que tivemos a certeza da importância do investimento nos espaços”.

O LAF terá sua academia toda renovada e criará uma sala de pilates, que beneficiará muito a categoria. A brinquedoteca criará um espaço externo com brinquedões. A Creche ganhará uma lousa interativa e parte do recurso complementará a compra de equipamentos para exercícios ao ar livre, trazendo cuidados com a saúde e lazer para a comunidade acadêmica e externa.

A vice-reitora da Uefs, Amali Mussi, destacou a importância da Creche para a comunidade. Sobre a brinquedoteca, disse ela: “É pequena no espaço, mas grandiosa no que faz”.

Diante das falas sobre o CEB, a vice-reitora reforçou o protagonismo da escola no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb): “escola de excelência na Bahia merece um olhar sensível”.

O deputado Daniel Almeida fez questão de conhecer os espaços e se colocou à disposição para continuar a parceria pelo fortalecimento da educação superior.