Sintest comemora seus 32 anos celebrando o Dia Internacional da Mulher

Dia 09 de março, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia (SINTEST/BA) completou 32 anos. Uma caminhada de lutas e conquistas de uma história que iniciou em 1990 e que se reescreve a cada dia. Graças à garra e a participação de seus filiados (as), ex-coordenadores (as) e colaboradores (as), o SINTEST se destaca pela postura atuante na defesa dos direitos da categoria, liderança e capacidade de mobilização. E para festejar essa data, foi realizado na manhã de sexta-feira (11), um momento cultural no Hall do Auditório Central na Uefs, que teve como tema: “O protagonismo feminino na construção e condução das lutas da categoria”. O tema proposto faz alusão ao Dia Internacional da Mulher, que é celebrado no dia 8 de março, buscando assim, relembrar a participação ativa das mulheres na construção dos seus 32 anos e nos movimentos da categoria.

Daiana Alcântara, diretora geral do Sintest/Uefs.

Em seu pronunciamento, a diretora geral do Sintest/Uefs, Daiana Alcântara fez um discurso emocionada, mostrando a importância da entidade e as lutas diárias do sindicato. “A postura do Sintest na Uefs e na Uneb tem sido em buscar formar um sindicato forte, que sabe exercer muito bem o papel de defesa dos sindicalizados, lutando por melhores condições de trabalho, salários compatíveis, interesses da categoria, negociando acordos coletivos, bem como o de representar politicamente e juridicamente seus associados, sempre apresentando reivindicações e mobilizando a categoria para juntos alcançarem êxito nas pautas. Nesta manhã celebramos os 32 anos do Sintest-BA reafirmando que os pilares do sindicato está em cada associado(a) e em cada um que se dispõe a construir enquanto liderança a história de luta da Entidade”.

Firmino Júlio, diretor geral do Sintest-Ba/Uneb.

Em seu discurso, o diretor geral do Sintest-Ba/Uneb, Firmino Júlio, destacou: “Esse é um momento muito importante para todos nós. É um momento de orgulho, que nos faz parar e olhar para trás, relembrar nossa trajetória na construção da história deste sindicato, no que já fizemos, e quem somos nós. Estamos hoje aqui para parabenizar toda a categoria, agradecer todo empenho e todo denudo que ao longo desses anos foram muito importantes para chegarmos até aqui. E gostaria de realçar também que todos(as) os(as) coordenadores(as), servidores(as) técnicos(as), analistas, aposentados(as), núcleo de apoio, auxiliares, todos eles(as) são importantes na condução e na manutenção desta entidade”.

Em sua fala, o reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Evandro do Nascimento, destacou a importância da categoria na construção da universidade: “As Universidades Estaduais na Bahia trilharam um projeto próprio de excelência. Foi para isso que elas se construíram, e se construíram com a participação dos servidores, nos momentos de luta pelo o fortalecimento dessas instituições, porque se elas não estivessem fortalecidas não poderiam chegar ao patamar que chegaram hoje. Portanto, a importância desta categoria é incomensurável para a estruturação e desenvolvimento das atividades dessas universidades”.

A vice-reitora da Uefs, Amali Mussi, parabenizou o Sintest pelos seus 32 anos e ressaltou que o sindicato é o local, historicamente, de conquistas e lutas. “Parabenizo o Sintest pelos seus 32 anos, e a todos(as) os(as) seus (suas) filiados(as). O Sintest tem um trabalho muito lindo na prática de inclusão, se colocando no lugar do outro. Essa forma de lidar, de fazer a luta, essa forma diferenciada deste sindicato  e que faz uma grande diferença nesse contexto de retrocesso de direitos, de difíceis diálogos, de negociações. Desejo para este sindicato, muita força e muita luz”, destacou.

A administração da Uefs homenageou o Sintest-Ba com uma linda bromélia, que tem um forte simbolismo de inspiração e resistência.

Amali Mussi, vice-reitora da Uefs e  Daiana Alcântara, diretora geral do Sintest-Ba.

Emocionada, Roquidea Silva, ex-coordenadora do Sintest-BA/Uefs, que foi homenageada no evento, relembrou sua trajetória no sindicato. “Embora eu não esteja na Uefs, mas meu coração e pensamento estão sempre junto com vocês, nas lutas, brincadeiras, idas às viagens. Relembro meus momentos de luta aqui na Uefs”.

Roquidea Silva, servidora aposentada e ex-coordenadora do Sintest-BA/Uefs.

A servidora Rita Cerqueira relata sentir grande emoção durante o evento. “Parabéns ao Sintest, sindicato que tão bem me representa! Parabéns Daiana por sua entrega e autenticidade de sempre; obrigada também aos demais envolvidos neste evento que me provocou muita emoção. Indescritível a sensação prazerosa de poder ver os olhos de colegas, muitos dos quais amamos. Sintest somos todos nós!”

Após os pronunciamentos foi servido um coffee break comemorativo de aniversário ao som ao vivo do músico Gedson Pacheco, vocalista da Banda 80 na pista, que alegrou a todos com sua música.

Gedson Pacheco, vocalista da Banda 80 na pista.

As servidoras filiadas presentes foram presenteadas com um lindo batom, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher que foi comemorado no dia 8 de março.

O SINTEST/BA agradece imensamente todas às personalidades que nos honraram com a presença:

Evandro do Nascimento, reitor da Uefs; Amali Mussi, vice-reitora da Uefs; Marlede Oliveira e as diretoras APLB Sindicato, Juraci Mendes e os diretores do Sindvigilantes Fsa; Maria Lourdes Souza Santana, líder do Núcleo Odungê em Feira de Santana; Ivanilda Brito e os diretores do Sindsaúde – BA; Oberdan Cerqueira, presidente do Sindborracha e Dart Clair Cerqueira, representando a Regional Portal do Sertão CTB-BA.

Confira a geleira de fotos: