Fórum dos Técnicos dá início à campanha Setembro Amarelo com instalação de outdoors e atividades voltadas para o bem estar da categoria

Spread the love

O Setembro Amarelo é dedicado à prevenção e conscientização contra o suicídio. Cerca de 12 mil suicídios são registrados todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo.

Trata-se de uma triste realidade e, em 96,8% dos casos há relação com transtornos mentais. Entre as principais doenças relacionadas está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Os índices crescentes de suicídios nas últimas décadas alertam sobre a importância de falar sobre o assunto. Ainda há muito tabu acerca do tema, mas o colocar em pauta na sociedade é fator importante para evitar a perda de outras vidas.

É nesse cenário que o Setembro Amarelo ganha cada vez mais força. A campanha mobiliza a sociedade para conscientização sobre o tema, falando sobre como identificar sinais da ideação suicida, como ajudar ou buscar ajuda.

Em 2003, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. A fita amarela foi escolhida como símbolo do programa que incentiva aqueles que têm pensamentos suicidas a buscarem ajuda.

Com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção do suicídio e dar visibilidade à causa, o Fórum dos Técnicos inicia a campanha do Setembro Amarelo com instalação de outdoors com a temática em diversos pontos estratégicos nas cidades baianas. Em Feira de Santana, os locais escolhidos para exposição dos outdoors foram: Avenida João Durval, Anel de Contorno no sentido Atacadão e na Uefs.

Outdoor instalado na Uefs.

Consciente da importância do cuidado com a saúde mental, o Fórum dos Técnicos em parceria com o Planserv promove neste mês de setembro por meio do “Projeto Viver Bem” atividades voltadas para o bem estar da categoria dos técnico-administrativos, das quatros universidades. As ações acontecerão em plataforma virtual (Google Meet).

O projeto tem como objetivo proporcionar um espaço de escuta, acolhimento, troca e reflexão, no qual os participantes são convidados de forma lúdica, a pensar sobre questões do seu dia a dia e do cuidado com a sua saúde mental e os impactos na sua saúde física. Diante da temática que é muito importante, as atividades serão abertas também para os familiares dos servidores.

Confira a programação:

Dia 6/09 (segunda-feira)
16h – Palestra de abertura: Importância do autocuidado e da saúde mental
Link: meet.google.com/cwt-cnhg-wuo

Dia 8/09 (quarta-feira)
16h – Palestra: Importância das relações interpessoais
Link: meet.google.com/ihq-gfmd-rgc

Dia 13/09 (segunda-feira) encerramento
16h – Palestra Saúde mental: cuidados e autocuidados, desafios contemporâneos
Link: meet.google.com/dig-wdyn-orv

Se precisar, peça ajuda

Se você está passando por um momento difícil e perceber que não consegue lidar com suas angústias sozinho, busque ajuda.

O apoio profissional pode ser muito importante para superar uma fase difícil ou receber o diagnóstico correto para um tratamento efetivo. Por mais complicada que seja a situação, há sempre uma saída.

Psicólogos e psiquiatras são profissionais que podem ajudar. O psicólogo poderá auxiliar você a lidar com as angústias e desenvolver ferramentas para superá-las. Enquanto o psiquiatra pode indicar o tratamento medicamentoso para combater os sintomas depressivos.

O CVV é gratuito

O Centro de Valorização da Vida (CVV) trabalha para oferecer suporte emocional e realizar a prevenção do suicídio. A organização é reconhecida como Utilidade Pública Federal desde a década de 1970.

Voluntários ficam à disposição 24 horas para oferecer atendimento pelo telefone 188 ou pelo chat online no site (https://www.cvv.org.br/chat/) . O atendimento é anônimo e realizado por voluntários que guardam sigilo.

Se precisar, não hesite em buscar ajuda.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/zigzagdo/sintestuefs.com.br/wp-includes/functions.php on line 4757

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/zigzagdo/sintestuefs.com.br/wp-content/plugins/really-simple-ssl/class-mixed-content-fixer.php on line 110