Diretora Geral do Sintest é eleita Diretora Plena da CTB NACIONAL

Nos últimos dias 12, 13 e 14 de agosto ocorreu o 5° Congresso Nacional da CTB (Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil).

As diretoras do Sintest-BA/Uefs, Daiana Alcântara e Gisele Rocha participaram junto com os demais integrantes do Fórum dos Técnicos como parte da delegação baiana no Congresso.

“O Sintest agora tem uma diretora na diretoria da CTB Nacional! Um passo muito importante na história do Sintest, pois nossa participação na CTB tem feito diferença na nossa visibilidade e certamente crescerá ainda mais! Ocupando esses espaços, só temos a somar no fortalecimento das pautas coletivas”, disse Gisele Rocha, diretora administrativa do Sintest.

A CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) encerrou no sábado (14) seu 5º Congresso Nacional – o Congresso Wagner Gomes com a eleição e a posse da nova diretoria. O bancário Adilson Araújo, da Bahia, foi reeleito presidente da central, enquanto o trabalhador dos Correios Ronaldo Leite, do Rio de Janeiro, assumirá a Secretaria-Geral.

Eles estão à frente de uma chapa única composta por 157 sindicalistas e apoiada por 98% dos delegados ao Congresso. Com mandato de quatro anos (2021-2025), a direção conta com sete vice-presidentes – Everaldo Braga (BA), Ivânia Pereira (SE), José Adilson (ES), Rene Vicente (SP), Ubiraci Dantas, o Bira (SP), Valéria Morato (MG), Vicente Selistre (RS) e Vilson Luiz da Silva (MG).

Pela primeira vez na história da CTB, a direção executiva será majoritariamente feminina. Dos seus 73 integrantes, 38 são mulheres e 35, homens – um índice recorde de 52%.

O 5º Congresso aprovou a unificação entre CTB e CGTB, além de um Plano de Lutas. A programação foi semipresencial.

Entre as mulheres participantes da chapa eleita para gestão 2021-2025 está a diretora geral do Sintest-BA, Daiana Alcântara como Diretora Plena.

“São espaços muito importantes que estou feliz em integrar. A CTB BAHIA abriu as portas para o Fórum dos Técnicos reconhecendo em nós a organização e defesa aguerrida da categoria. Temos feito uma parceria de luta importante e acumulando experiências que só tem a acrescentar na condução das nossas entidades. Como mulher negra, líder sindical jovem, mãe trabalhadora e historiadora tem sido muito significativo participar destes Congressos e ainda ser eleita diretora. Eu estudo sobre o movimento operário, em especial a organização dos trabalhadores baianos, estudei sobre os congressos  brasileiros de trabalhadores e agora tive a oportunidade ímpar de fazer parte desse momento histórico da CTB Nacional. Espero contribuir ainda mais para o fortalecimento e união da classe trabalhadora”, ressaltou Alcântara.

A chapa da CTB Nacional  teve 42% de composição feminina, um passo importante rumo a concretização da paridade de gênero. Vale ressaltar que em Congresso Estadual, Rosa de Souza foi eleita a primeira presidenta da CTB-BAHIA.

“Esse congresso foi muito vitorioso, bastante participativo. A CTB BAHIA é a maior sessão da CTB Nacional. Onde concentramos as maiores forças de sindicatos e dirigentes que têm atuado na região da Bahia, no aspecto de sempre está lutando pelos direitos dos trabalhadores (as). Vamos contribuir para ajudar os sindicatos na luta de suas categorias. Precisamos ampliar as bases da CTB no estado e nas eleições de 2022 termos mais trabalhadores na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal. Atuaremos para fortalecer a luta das mulheres trabalhadoras, dos homens e mulheres do campo, e dos servidores públicos. Teremos uma direção coletiva e participativa”, disse Rosa.

Para o Fórum dos Técnicos, a escolha de Daiana Alcântara para diretoria da CTB é motivo de muito contentamento com a representatividade. “O Fórum dos técnicos parabeniza nossa companheira e Diretora do Sintest Uefs pela inédita eleição para direção da CTB Nacional, sempre na defesa dos direitos e conquistas históricas dos servidores técnicos das universidades públicas estaduais”, destacou Firmino Júlio, presidente do Fórum dos Técnicos.