Com anúncio de retorno às aulas na educação básica, Sintest cobra solução para o CEB UEFS

Spread the love

O governador Rui Costa anunciou volta às aulas da educação no estado, e ciente que não vai demorar para o município se manifestar sobre o retorno, a diretoria do Sintest nesta manhã (14), encaminhou ofício (veja aqui) para Governadoria do Estado cobrando uma solução para o funcionamento do Centro de Educação Básica da Uefs.

“Em 2019, estivemos com o Fórum dos Técnicos, em mesa de negociação com o Governador Rui Costa. Lá, aproveitamos o ensejo e colocamos o pleito da construção do prédio do CEB e o Governador de pronto se manifestou positivamente. Ele se comprometeu a solucionar a situação de grave precariedade do CEB, principalmente do CSU. O secretário Jerônimo Rodrigues, estava presente, e o governador disse para a SEC se empenhar nessa solução e que as portas da secretaria estariam abertas para nós. No entanto não foi isso que aconteceu.
Não sabemos como foi acordado entre a SEC e a Administração da Uefs uma reforma no prédio do Cebinho e no Ceb Csu, pois não fomos convidados para discutir com eles. Então até hoje não sabemos se a SEC ao acertar a reforma com a Reitoria deu nosso pleito por liquidado, pois nosso pedido ao Governador Rui Costa foi de construir o tão esperado prédio, anunciado em 2012 pelo então reitor, José Carlos Barreto, políticos como o deputado Zé Neto e o governador Jacques Wagner e ele disse ser possível construir um novo espaço próximo à Uefs.
Nunca tivemos nenhum retorno formal da SEC sobre a questão e a Administração da Uefs negou em reuniões com o Sintest e pais que tivesse aberto mão do pleito da construção do novo prédio do CEB em troca da reforma.
A Administração da Uefs anunciou investimentos no Cebinho, e no Ceb Csu até hoje não se tem descentralizado recursos, não foi feito nenhum investimento lá ainda. Toda segunda-feira eu vou à escola, e está do mesmo jeito. Imagino os jovens e profissionais retornarem num contexto pandêmico naquelas condições”, relatou Daiana Alcântara, diretora geral do Sintest-Ba.

O Sintest-Ba acionou o presidente do Fórum dos Técnicos, Firmino Júlio de Oliveira, que já agendou uma reunião com representantes da Secretaria de Relações Institucionais (SERIN) para discutir essa questão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *