Fórum dos técnicos promoveu o I Seminário sobre desafios das carreiras da categoria; saiba como foi

Spread the love

Ocorreu nos dias 16 e 17 o “I Seminário sobre perspectivas e desafios para a carreira dos técnicos das Universidades”, o evento foi transmitido pelo canal no YouTube do Fórum dos Técnicos (https://www.youtube.com/channel/UCmlN-IabFmnngluVuoQJXXg) e foi voltado para a própria categoria. Para a realização, o Fórum dos técnicos contou com apoio da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) e FASUBRA (Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil).

Na abertura, dia 16, estavam presentes o presidente da CTB – Bahia, Pascoal Carneiro, e o Diretor Nacional da FASUBRA, João Paulo. A palestra foi proferida por Fátima Reis, diretora da FASUBRA, e Aida Maia, coordenadora da ASSUFBA (Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Universidades Públicas Federais no Estado da Bahia), e abordou acerca dos desafios e perspectivas para a carreiras dos técnico-administrativos das Universidades públicas do Brasil.

Ainda no mesmo dia, palestraram Emanuelle Barros (UESB) e Euzébio Raimundo (UNEB), que trouxeram aspectos sobre a valorização da carreira e o histórico de luta para garantir a publicação da lei que rege o atual plano de carreira dos técnicos e analistas universitários. Numa exposição enriquecedora, fruto de trabalhos técnico-acadêmicos, os palestrantes contribuíram com um importante legado para a categoria.

No dia 17, ocorreram os encontros dos Grupos de Trabalho. Foram quatro salas com atividades simultâneas voltadas para os técnicos, analistas, auxiliares e ocupantes de cargos comissionados. No GT dos Técnicos Universitários, os trabalhos foram conduzidos por Agripino Gonçalves, servidor técnico aposentado da UEFS; no GT dos Analistas Universitários, as expositoras foram Verônica Novaes, servidora da UESC, e Jalva Souza, da UNEB; no GT dos Auxiliares Administrativos, os trabalhos foram guiados por Euzébio Raimundo, da UNEB, e no GT dos Comissionados, por Fernanda Lisboa e Expedito Santana, ambos da UESC.

Como resultados dos grupos de trabalho, foram indicados 2 membros de cada universidade para compor comissão que continuará as discussões sobre cada segmento, com a finalidade de aprofundar as sugestões, ideias e contribuições para a melhoria funcional da categoria. O Fórum dos Técnicos fará reunião com essas comissões para dar providências aos desdobramentos do evento. Além de atualizar as pautas das lutas, o objetivo do Fórum com a atividade é elaborar um documento síntese do Seminário, que servirá como base para a pauta do Fórum dos Técnicos. Desta forma, esta pauta será encaminhada ao Fórum dos Reitores, Governo e parlamentares.

O presidente do Fórum dos Técnicos, Rafael Bertoldo, destacou: “Este é um momento muito importante para nossa categoria, de união e avanços”. Além do registro das palestras que permanecem no canal do Fórum no Youtube, que tem a função pedagógica para nossos pares, estamos promovendo uma rede de conexão entre as UEBA.

Daiana Alcântara, diretora geral do Sintest-Ba/Uefs, ressaltou a capacidade de reinvenção do Fórum diante do contexto pandêmico. De acordo com ela, “O Fórum dos Técnicos tem feito várias atividades virtuais ao longo desse ano de 2020 – 2021, esse seminário foi mais um momento de troca de conhecimentos, de diálogo democrático e fortalecimento da categoria. Feliz por fazer parte disso”.

Para Firmino Júlio de Oliveira, diretor geral do Sintest-Ba/Uneb, o evento “buscou através do compartilhamento de conhecimento envolvendo os atores principais deste importante Seminário que são os técnicos das Universidades, elevar a categoria a um patamar justo de reconhecimento e valorização intra e extra muros, almejando, num tempo difícil de diálogo incerto, dar visibilidade às demandas dos servidores públicos. O Fórum reafirmou sua posição de ser o farol da manutenção dos direitos e conquistas históricas da categoria. Vida longa aos servidores públicos, aos técnicos das UEBA, vida longa ao Fórum dos técnicos.”

Segue os trabalhos dos expositores:

Apresentação e dissertação de Emanuelle Barros:

Apresentação e dissertação de Euzébio Raimundo:

Apresentação e dissertação de Verônica Novaes:

Apresentação de Expedito:

Apresentação de Fernanda:

Apresentação de Agripino Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *