RESULTADO DA CONSULTA À CATEGORIA SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NA MODALIDADE REMOTA

Após realizar uma consulta à categoria para coleta de informações, cujo objetivo era conhecer a realidade vivenciada pelo corpo técnico administrativo, na atual conjuntura de extrema complexidade causada pela pandemia da Covid-19, buscando construir ações efetivas em benefício da categoria, o sindicato optou por realizar nova consulta com o intuito de que os servidores informem as condições de trabalho na modalidade remota.

A pesquisa contou com a participação de 211 servidores de todos os segmentos da categoria.

Resumo dos resultados:

• 60% dos respondentes afirmaram possuir local reservado para realizar suas atividades;
  • 87% afirmaram não ter recebido nenhum recurso tecnológico para desenvolvimento de suas tarefas na modalidade remota;
  • Na modalidade remota, dos servidores que afirmaram ter recebido equipamentos de trabalho, a grande maioria (82%) recebeu notebooks. Sendo que para o restante foram disponibilizados smartphones, câmera de vídeo, scanner e impressora multifuncional.
  • 16% não possuem ou utilizam computador emprestado por terceiros e/ou cedidos pela Universidade;
  • 40% dos servidores não possuem impressoras em suas residências;
  • 19% tiveram gastos com impressão na execução das atividades relacionadas ao trabalho remoto;
  • 92,4% dos servidores que estão trabalhando no modelo home office, utiliza o celular/smartphone para fazer ligações, envio de arquivos, documentos e atendimentos à demandas relacionadas ao serviço remoto;
  • 74,5% dos servidores afirmaram que tiveram aumento nas contas de energia elétrica, telefonia e internet no período do serviço remoto;
  • 85,8% não possuem cadeiras e mesas ergonômicas em suas residências para a realização do trabalho remoto.

A maioria dos participantes considera que as atividades laborais na modalidade remota devem ser mantidas, mesmo com a adoção de medidas protetivas por parte da Instituição e acham necessário que a Uefs e o Governo do Estado forneçam algum tipo de auxílio ou ajuda de custo para os servidores realizarem o trabalho remoto durante a pandemia.

Agradecemos a todos que se dispuseram a responder nossa pesquisa. A partir destes dados teremos mais condições para propor melhores ações no sentido de garantir a segurança dos servidores técnicos da UEFS, enquanto enfrentamos a pandemia da Covid-19.

Confira no link abaixo os gráficos da pesquisa:

RESULTADO DA PESQUISA

A Coordenação Geral do SINTEST