30 anos do SINTEST-BA são celebrados com sessão solene no Plenário Cosme de Farias da Câmara

A Câmara Municipal de Salvador realizou uma sessão especial em comemoração aos 30 anos do Sindicato dos Trabalhadores  em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia (SINTEST/BA), nesta terça-feira (10), requerida pelo  vereador Marcos Mendes (PSOL), no Plenário Cosme de Farias da Câmara.

Participaram da mesa de honra, Daiana Alcântara (Coordenadora Geral do Sintest na Uefs), Firmino Júlio de Oliveira (Coordenador do Sintest na Uneb), Pascoal Carneiro (Presidente Estadual da Central dos Trabalhadores e Trabalhadores do Brasil – CTB -Bahia), Eduardo Moura (Ex-Coordenador do Sintest /Uefs), Marcelo Ávila (vice-reitor da Uneb), Hilton Coelho (Deputado Estadual pelo PSOL), Amali Mussi (Vice-reitora da Uefs), Ronalda Barreto Silva (Diretora da Aduneb) e o Vereador Marcos Mendes (PSOL).

Fundado no dia 09 de março de 1990, o Sintest é uma entidade que tem uma historia marcada por muitas lutas em defesa da educação pública de qualidade.

Em seu pronunciamento, a coordenadora geral do Sintest/Uefs, Daiana Alcântara fez um discurso  emocionada, mostrando a importância da entidade e as lutas diárias do sindicato, além de contar um pouco sobre a história da ASSUEFS.

“Após a criação do Sindicato, a ASSUEFS se manteve como seção sindical do SINTEST-BA. Com intenção de firmar as bases da sua construção mais dois Congressos foram feitos (II e III CONSINTEST) e no IV CONSINTEST (realizado nos dias 04 e 05 de Abril de 1992), em Salvador. Juntos, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) chegaram num consenso e aprovaram uma tese unificada (o Estatuto do SINTEST). De lá para cá, o sindicato foi sendo construído por lideranças esperançosas em conquistar novos rumos e melhorias para a categoria. Não foi fácil para nenhum dirigente sindical que está aqui, neste momento, conduzir este sindicato. Cada um que se dispôs a vivenciar a luta sindical sabe os desafios que enfrentou e por essa razão, o movimento é cíclico, não se esgota, muito pelo contrário, se renova a cada gestão”.

O vereador Marcos Mendes destacou que a história do Sintest é marcada por muitas lutas em defesa da educação pública de qualidade e dos servidores das universidades estaduais da Bahia.

A vice-reitora Amali Mussi, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), ressaltou que “o sindicato é o local, historicamente, de conquistas e lutas”. Ela pediu mais engajamento de todos para seguir na luta e mostrou a importância do servidor público na atual realidade brasileira.

Eduardo Moura, ex-coordenador do Sintest da Uefs, lembrou da greve de 45 dias das universidades estaduais. “A luta possibilitou a implantação do plano de cargos e salários e garantiu mais verbas para as universidades. São conquistas a partir do sindicato. Brigamos para resgatar a dignidade, a vontade de lutar pelos interesses da categoria”, destacou.

Integrante das primeiras diretorias do Sintest, a ex-coordenadora Sônia Bamberg lembrou o trabalho de formiguinha para construir o sindicato e dar voz aos oprimidos das universidades. “A nossa mobilização rompeu barreiras, nos deu voz e chegamos até aqui”, destacou.

Participaram da solenidade, Rafael Bertoldo (Presidente da AFUSC), José Marcio de Oliveira Dias (Presidente da AFUS), Aladilce Souza (Vereadora pelo PCdoB), Marcius Gomes (representando o Secretário de Educação do Estado da Bahia), Ivanilda Brito (Presidente do Sindsaúde), Sidclécia Alves e Antônio Félix (representantes da DRH – SAEB), representantes do Planserv, autoridades sindicais, antigos e atuais coordenadores do sindicato, representantes dos professores, além de servidores e convidados.

Durante o evento houve a entrega de placas em homenagem a ex-gestores do sindicato e colaboradores. Após as solenidades foi servido um coffee break comemorativo de aniversário.

Confira a galeria de foto