SINTEST-BA celebra seus 30 anos

Na manhã de hoje (09), o Sintest realizou um evento em comemoração aos seus trinta anos de lutas e conquistas, no hall da Reitoria da Uefs. Durante a solenidade, vários ex-coordenadores foram homenageados com placas e fizeram um breve discurso sobre suas passagens pelo sindicato.

O evento marcou o início da exposição que visa recontar, durante o mês de março, a trajetória da entidade e preservar a memória de tantos feitos, alusiva às três décadas de fundação por meio de fotos, textos, jornais, publicações, cartazes, faixas e camisas utilizadas durante as manifestações. Inicialmente, a exposição será no hall da Reitoria e em seguida, no hall da Biblioteca Central Julieta Carteado.

A abertura da exposição contou com a presença de autoridades sindicais, antigos e atuais coordenadores do sindicato, representantes dos professores, além de servidores e convidados.

Discursaram: Daiana dos Santos Alcântara (Coordenadora geral do Sintest-Ba/Uefs), Amali de Angelis Mussi (Vice reitora da Uefs), Evandro do Nascimento Silva (Reitor da Uefs), Firmino Júlio de Oliveira (Coordenador geral do Sintest na Uneb), Pascoal Carneiro (Presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras  do Brasil – CTB-Bahia), André Uzêda (Diretor da Adufs)  e o servidor aposentado da Uefs, primeiro coordenador geral do Sintest na Uefs,  Eduardo Moura.

Em sua fala, Daiana Alcântara falou sobre o que representa os 30 anos do sindicato: “E o que é o Sintest nestes 30 anos? O Sintest é uma entidade que ganha vida representado por cada filiado e cada equipe de gestão. Ele é o servidor reunido em assembleia, mobilizado e nas ruas. Ele é o servidor fechando portão, participando de debates e reivindicando seus direitos. Ele é defesa e acolhimento. É um espaço para descansar, sorrir e dar gargalhadas. O lugar da resenha, desabafo, choro e esperança. Ele é de briga, grito e ousadia. Sou eu, você e os técnicos administrativos da Uefs e da Uneb, porque o Sintest somos todos nós! Então parabéns para nós!”

Rita Suzarte, que foi a mestre de cerimônias do evento e uma das homenageadas, salienta a importância de reviver tantos momentos marcantes de lutas e conquistas ao longo destes 30 anos, através das falas dos ex coordenadores.

Após as solenidades foi servido um coffee break comemorativo de aniversário.

Confira a galeria de fotos