Diretoria do Sintest-Ba é eleita para integrar a Direção da CTB- BAHIA

As diretoras Daiana Alcântara e Gisele Rocha participam como delegadas representando o Sintest-Ba no 5° Congresso da CTB-BAHIA, em 2,3/07/2021.

Realizado em uma data histórica, o 5º Congresso Estadual da CTB-BA elegeu uma chapa com composição encabeçada pela comerciária, primeira presidente mulher do SintraSuper, Rosa de Souza, e uma lista que conta com 55% de mulheres na Direção Executiva.

Rosa de Souza é a nova presidenta da Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil – Bahia, sendo a primeira mulher a dirigir a Central, para a gestão 2021/2025.

O 5º Congresso foi realizado nos dias 2 e 3 de julho e contou com a participação de cerca de 600 delegados e delegadas de toda Bahia, dentre eles, a delegação do Fórum dos Técnicos com 8 representantes, que debateram ao longo dos dois dias, os caminhos do sindicalismo classista em nosso país e os desafios dos trabalhadores e trabalhadoras na atual conjuntura político-econômica.

Os trabalhos foram iniciados com a apresentação da relatoria dos debates do congresso. Coube ao companheiro Emanuel Souza fazer a apresentação aos delegados e delegadas do trabalho efetuado pela Comissão de Sistematização. Todas as emendas apresentadas no grupo de discussão foram incluídas no documento final do 5º Congresso da CTB-BA.

No mesmo dia, foi votada a Tese Estadual que foi aprovada pela ampla maioria dos delegados e delegadas presentes no congresso da CTB-BA.

A nova diretoria e a delegação ao Congresso Nacional da CTB foram eleitas no último sábado (3), encerrando o congresso num clima de bastante unidade.

A diretora geral do Sintest-Ba, Daiana Alcântara foi eleita para o cargo de Coordenadora da Regional Portal do Sertão, coordenação que agrega sindicatos da cidade de Feira de Santana e Região filiados a CTB. “Espero contribuir para fortalecer ainda mais o processo de interiorização da Central com o apoio do Sindicato dos Bancários, Construção Civil, Sindborracha, Oposição Metalúrgica, Trabalhadores em Auto Escola, Mototáxi, Motoboys, Assufba, Sindmed, Sindisaúde, Sindcarne, Sinposba, Sindbeb, Sindicon, Sindiladrilho, Sindipedra, além das Federações Estaduais dos Metalúrgicos – Fetim, dos Trabalhadores da Construção Civil – Fetracom e dos Trabalhadores na Agricultura – Fetag Bahia”, disse Alcântara.

Já o presidente do Fórum dos Técnicos e diretor geral do Sintest-Ba, Firmino Júlio de Oliveira Filho, foi eleito diretor pleno da Central. “É um desafio muito grande e estou honrado com a oportunidade. É um passo importante, que contribuirá muito para nossa gestão no Fórum dos Técnicos e para o próprio Sintest-Ba, pois na atual conjuntura urge a necessidade de construção da unidade da classe trabalhadora e isso precisa ser para além dos muros das universidades. Enquanto Sintest sempre procuramos construir uma caminhada com vários sindicatos baianos; a Aplb, o Sindsaúde, o Sindsefaz e o Sinpojud são nossos grandes parceiros e agora integrar a Central nos aproximará de muitos outros sindicatos e isso com certeza fortalecerá muito nossa pauta comum em defesa dos servidores e do serviço público”, destacou Oliveira.

A presidenta da CTB-BA, Rosa de Souza, muito emocionada fez homenagens aos seus pais e avaliou positivamente o congresso: “Eu agradeço a confiança das forças que compõem nossa direção estadual, nossa militância, aos homens e mulheres combativas da nossa CTB. Teremos pela frente muitos desafios. O desafio maior é o de reencantar nosso povo pela política, desafiar esse governo e derrotar esse projeto em curso no país comandado por essa extrema direita genocida para esperançar nosso povo, a classe trabalhadora para um novo país. Esse é o nosso sonho, um país desenvolvido, liberto das garras dessa extrema-direita. Quero lembrar a importância do pai, sempre combativo e minha adorada mãe, sempre guerreira nos momentos mais difíceis da nossa vida. Viva a CTB. Viva o 5º Congresso da CTB BA.” – Afirmou a presidenta eleita, Rosa de Souza.

Pascoal Carneiro, ex-presidente da CTB, e agora, Diretor Pleno, avaliou o Congresso como um evento ímpar. “Essa nova equipe formada com a participação de Daiana Alcântara e Firmino Júlio tem tudo para avançar em muitos aspectos. É importante que estejamos sempre buscando nos aperfeiçoar na ação política e a CTB tem conseguido isso com seu conjunto de sindicatos e sindicalistas. Temos pensamentos políticos diferentes, mas a corrente majoritária que integra a CTB é a do pensamento classista e sindicalista, que quer cada vez mais melhorar no ponto de vista das ações, da participação, da ação sindical classista, da unidade e do aprofundamento na nossa concepção política na formação sindical. Por tanto, agradeço a presença dos delegados e das delegadas que construíram esse Congresso. Estamos todos, todas e todes de parabéns!”