Sintest-BA participou do 4º Conselho Nacional da CTB, em Belém – PA

Delegação baiana
Delegação baiana.

O Sintest-BA participou do 4º Conselho Nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), representado pela diretora geral, Daiana Alcântara, que foi eleita pelo destaque como liderança feminina na luta sindical baiana como diretora plena na Central Nacional e coordenadora da Regional Portal do Sertão da CTB – BA e pelo diretor geral e presidente do Fórum dos Técnicos, Firmino Júlio Oliveira Filho que também integra a diretoria da CTB Bahia.  O encontro foi realizado na cidade de Belém do Pará e reuniu representantes das centrais sindicais de todo o país.

Com o tema “Democracia, Desenvolvimento, Sustentabilidade e Valorização do Trabalho”, o evento reuniu políticos e 322 representantes de diversas categorias para debater temas cruciais, como o combate às privatizações, a crise climática e o papel do movimento social e sindical diante dos desafios do Brasil.

A programação incluiu diversos painéis e debates. Na quinta – feira (09/11), houve a leitura e aprovação do Regimento Interno, apresentação do documento do 4º Conselho Nacional da CTB, painéis sobre a Amazônia Viva, biodiversidade, mudanças climáticas, ação global em defesa do trabalho decente e valorização do trabalho.

Já na sexta-feira (10/11), os debates continuaram com foco na participação política das mulheres, o novo ciclo desenvolvimentista, a atualidade do movimento sindical brasileiro, organização sindical e valorização da negociação coletiva. A apreciação da proposta de resolução encerrou o evento, marcando o fim dos trabalhos do 4º Conselho Nacional da CTB, em Belém.

“Esse evento foi uma importante agenda não só para formação sindical e aprendizagens, como para o fortalecimento do sindicato e as lutas da categoria no cenário sindical nacional. Incluímos proposta de defesa da educação superior pública, do serviço público e seus servidores na Resolução da Central, além disso fizemos alguns contatos importantes para resolver as questões da carta sindical do Sintest-BA que ainda está emperrada. Foi um momento muito importante para formação das lideranças e fortalecimento entre a classe trabalhadora.

Confira a galeria de fotos