SINTEST-BA marcou presença na 9ª edição do Miss Afro Feira de Santana, realizada na noite do último domingo (26), no Centro de Convenções, reunindo grande público e reafirmando o compromisso com a valorização da igualdade racial e o protagonismo de mulheres negras.
Promovido pelo movimento Moviafro, o evento integra a iniciativa “Representatividade e Fortalecimento da Igualdade Racial” e se consolida como um importante espaço de visibilidade, cultura e empoderamento no município e na região. Ao todo, 18 candidatas participaram do concurso, que vai além da estética e valoriza identidade, história e resistência.
O resultado final consagrou Leandra Leya como Miss Afro Feira de Santana 2026. Geovana Amorim conquistou o título de 1ª Beldade Negra, Milena ficou como 2ª Beldade Negra e Karine recebeu o título de Miss Simpatia.
O SINTEST-BA apoia iniciativas como esta, que fortalecem o empoderamento feminino negro e valorizam a diversidade. A relação com o Moviafro teve início em 2021, quando a servidora técnico-universitária e associada do sindicato, Jora Fernandes, foi eleita Miss Afro. Desde então, o SINTEST-BA acompanha e apoia o projeto, reconhecendo sua importância para a luta antirracista e para a construção de uma sociedade mais justa e plural.
Mais do que um concurso de beleza, o Miss Afro se destaca como um espaço de conscientização e aprendizado, promovendo debates sobre identidade, cultura e religiosidade, além de enfrentar estereótipos históricos, como a hiperssexualização dos corpos negros. A programação inclui música, arte e educação, contribuindo para a formação integral das participantes e fortalecendo a luta por igualdade racial.
You may also like
-
Convite | Evento Abril Verde – Fórum de Saúde e Segurança no Trabalho da UEFS
-
Justiça garante tratamento com medicamento de alto custo a servidora associada ao SINTEST-BA
-
Sintest ajuíza ação coletiva para garantir inclusão do abono de permanência no cálculo do 13º e do terço de férias
-
Sintest-BA e SindSaúde-BA participam de Marcha da Classe Trabalhadora em Brasília
-
VITÓRIA JURÍDICA: JUSTIÇA RECONHECE INEXISTÊNCIA DE DÍVIDA DE SERVIDORA COM O ERÁRIO






