Músicos de diversos estados do Brasil se reuniram na noite de quarta-feira (29), no 9º Festival de Sanfoneiros, promovido pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e pelo Centro Universitário de Cultura e Artes (Cuca). O som da sanfona, um dos maiores símbolos da cultura nordestina, ajudou a alegrar e aquecer o público, que vibrou e aplaudiu ao som de cada apresentação. Muitos participantes caíram no arrasta-pé ao som do forró tradicional ecoado da sanfona.
O Festival é realizado pela Uefs, através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca). A atual diretora do Cuca, a professora Taís Dantas, falou do sentimento de gratidão em realizar mais uma edição do evento e do quanto o trabalho em equipe é importante para que tudo aconteça. “O Cuca é uma referência na difusão e no ensino das artes, e este evento lindo é o resultado da dedicação de todas as nossas equipes”.
Na Categoria Nacional, apresentaram-se Vinicius Bianchini (Vacaria-RS), Andrezinho (São Luís-MA) e Jean Panisson (Dois Vizinhos-PR). Na Categoria Regional Nordestina até 8 Baixos, participaram Luisinho dos 8 Baixos (Feira de Santana-BA) e Ivison (Caruaru-PE). Na Categoria Regional Nordestina acima de 8 Baixos, foram escolhidos Wesley Rodrigues (Maracanaú-CE) e Carlinhos do Acordeon (Serra Caiada-RN). Já na Categoria Infantojuvenil, Pedro Kauan (Jaboatão dos Guararapes-PE) e Wendell do Acordeon (Itapetim-PE) subiram ao palco do Festival.
Neste mês de maio, a Uefs completa 48 anos e a programação do Festival fez parte das celebrações. “É sempre uma alegria realizar esse Festival que reflete a nossa cultura. A cultura tem espaço e faz parte da identidade da nossa universidade. Nós estamos muito felizes com esses 48 anos e vamos seguir construindo a nossa Uefs”, disse a reitora da Uefs, professora Amali Mussi.
A diretoria do Sintest-BA, representada pela Diretora Geral, Daiana Alcântara, pela Diretora Administrativa, Gisele Rocha, e pelo Diretor de Formação Sindical, Douglas Condini, esteve presente no festival.
Em seu pronunciamento, Daiana Alcântara destacou a importância da realização do evento para a valorização da cultura e aproveitou para parabenizar a instituição pelos seus 48 anos. “A comemoração do aniversário da Uefs durante o Festival de Sanfoneiros adiciona um elemento especial à celebração, unindo a rica tradição cultural da música nordestina com a história e a missão da própria universidade. É uma oportunidade única para a comunidade acadêmica e o público em geral se reunirem em um ambiente festivo e colaborativo, celebrando não apenas a música, mas também os valores e conquistas da instituição ao longo dos anos. A inclusão dessa celebração no festival destaca o papel central da Uefs na promoção da cultura e das artes na região, reforçando seu compromisso com a comunidade e seu papel como catalisador de eventos significativos e enriquecedores”, destacou.
You may also like
-
Nova Direção e Conselho Fiscal do SINTEST/BA tomam posse em cerimônia no Campus da Uneb
-
Últimos plantões da assessoria jurídica do mês de dezembro
-
Acordo assinado pelo Fórum dos Técnicos segue para aprovação na Alba
-
Publicada a lista da Promoção 2024
-
Novembro Negro na Uefs: Palestra Explora a Autossabotagem nas Relações Raciais