Sintest/BA presente no 2° Encontro Nacional da Rede de Comunicação da CTB

Luis Ricardo Andrade da Silva – Diretor de Imprensa do Sintest, com Daiana Alcântara – Diretora Geral do Sintest e Representante da CTB, no 2° Encontro Nacional da Rede de Comunicação da CTB, em 04/04.

O Sintest – BA marca presença no 2° Encontro Nacional da Rede de Comunicação da CTB. O evento teve início na manhã desta quinta-feira (04/04), na sede do Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro – RJ e vai até o próximo sábado(6). Com o objetivo de debater os desafios da comunicação nas entidades e fortalecer a luta dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. O tema principal do encontro é a Democratização dos meios de comunicação no Brasil, além de trazer reflexão para a temática “Qual é o papel da comunicação sindical para os trabalhadores brasileiros?”

Na programação é prevista discussões sobre questões como:

– O que fazer para fugir do modelo de comunicação atual, regido por grandes conglomerados internacionais (multinacionais) na Internet, que se utiliza de informações e dados pessoais e institucionais (privados) para direcionamento do consumo de conteúdos através de robôs e inteligência artificial (AI)?;

– A comunicação desenvolvida pelos sindicatos está preparada para vencer as barreiras desse cenário de fake news e polarização política?;

– Como enfrentar os desafios da comunicação das entidades sindicais no cenário de mudanças tecnológicas influenciadas pelas mídias, baseada nas plataformas digitais e aplicativos de massa?;

– E como os filiados e a população estão recebendo os conteúdos desenvolvidos pelas centrais sindicais e se esse conteúdo está alinhado com a formação sindical de base?.

Ivanilda Brito, Secretária adjunta de Imprensa e Comunicação da CTB deu boas vindas aos participantes do evento. A delegação baiana está presente, e o evento conta com mais de 100 representantes de diversas entidades sindicais cetebistas e está sendo transmitido ao vivo pelo YouTube da CTB.

O Sintest foi representado no evento pela diretora geral Daiana Alcântara e o diretor de imprensa, Luís Ricardo Andrade.

“O Sintest – BA tem uma linguagem e comunicação própria desenvolvida para os associados e associadas se comunicarem com a entidade. Em 2019 foi reformulado o site com o objetivo de levar informações dos acontecimento, eventos e noticias do sindicato aos seus associados; em 2020 foi realizada sus primeira eleição em formato virtual; passou-sea ter uma base arquivamento em nuvem própria, pois gestões passadas usavam o lira, sistema da universidade e ano passado investimos em comprar uma licença para desvincular da Uefs o email e transmissões de assembleias. Nosso sindicato hoje tem o email, sindicato@sintestuefs.com.br; conta instagran (https://www.instagram.com/); conta Facebook (https://www.facebook.com/sintestbauefs) e um grupo de WhatsApp informativo, o Informes Sintest. Realizamos também a compra de celulares com contas para atendimento da secretaria e comunicação do sindicato. Temos algumas ideias ainda para avançar, mas é inegável o quanto nós temos buscado nos instrumentalizar para atuar nas lutas sindicais de forma consciente e qualificada. E isso refletirá bastante na nossa base”, destacou Luis Ricardo Andrade.

Veja a transmissão do evento de abertura no YouTube: https://www.youtube.com/live/_ENmzuGF8c4?si=SEAc-ub9-HfOI5iP