Roda de Conversa realizada pelo Sintest-BA promoveu troca de experiências sobre o autismo

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado nesta terça-feira (02/04), o Sintest-BA promoveu uma importante Roda de Conversa com o tema “Atravessando junto(a)s o luto do(a) filho(a) perfeito(a): Apoio emocional e jurídico”

O encontro aconteceu no Auditório II Módulo I e contou com a participação da Psicóloga infantil, Ana Katarina Araújo e do Advogado e Assessor Jurídico do Sintest-BA, Dr. Danilo Ribeiro.

Além dos servidores participaram também da atividade alunos e terceirizados da instituição.

A psicóloga infantil, Ana Katarina, é especializada em Análise do Comportamento Aplicada à Infância, Adolescência e Parentalidade, com ênfase em orientação a pais, habilidades sociais e regulação emocional para crianças, foi uma das palestrantes da roda de conversa. Além de passar orientações para os/as participantes, a psicóloga também esclareceu dúvidas sobre o tema. “Os pais, ao imaginarem como será o filho, fazem planos para a criança que se desenvolve em um ritmo pré-definido, um mundo de descobertas e brincadeiras. Ao se depararem com a realidade do filho com TEA, marcam um encontro com a morte das expectativas. Perde-se alguém, o filho idealizado. Em um primeiro momento há a resistência, o casal irá precisar de tempo para que seja possível elaborar o luto da idealização, para que as expectativas sejam compatíveis com a criança.

A psicóloga ainda falou da importância do acolhimento às mães/pais atípicos. “Além dos cuidados com a criança diagnosticada com TEA, os pais devem ser cuidados, acolhidos, suportados e respeitados para que possam reorganizar a vida familiar, para que possam se reorganizar como pessoas em seus novos papéis como pais, o que exige lançar mão de todos os recursos internos e externos que possuem em um processo de construção e reconstrução de si mesmos”, explicou.

O advogado e assessor jurídico do sindicato, Dr. Danilo Ribeiro destacou a importância da inclusão social, do atendimento humanizado e apresentou várias garantias e direitos que os autistas possuem. “Recebemos vários pais no sindicato em busca de orientação acerca dos direitos dos seus filhos com autismo. “É fundamental que como profissionais estejamos preparados e sempre em busca de conhecimento das especificidades do autismo, para que o atendimento aos pais seja eficiente e humanizado”, destacou.

Com emoção, a diretora geral do Sintest-BA, Daiana Alcântara destaca que a realização do evento foi muito importante para conscientizar as pessoas sobre o autismo assim como, dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). “O encontro foi muito produtivo e importante, fortaleceu a discussão sobre o tema, visamos com este evento não apenas compartilhar experiências, mas também discutir formas e estratégias de inclusão e dialogar sobre suas particularidades, sendo um momento também de acolhimento aos pais atípicos. O evento é uma oportunidade de levarmos a nossa categoria, informações fundamentais sobre esse tema tão urgente e importante como o Transtorno do Espectro Autista – TEA”, disse Daiana.