Ação social marca o encerramento do Março Mulher do SINTEST

Spread the love

O SINTEST-BA em parceria com o SindSaúde , Secretaria de Políticas para Mulheres da Bahia (SPM/BA), SESU UEFS, D.A. DE MEDICINA, LAGOB UEFS E CTB-BA, encerrou sua programação do Março Mulher nesta quarta- feira (27), com oferta de atividades múltiplas e gratuitas para todas as mulheres da Uefs. A ação foi realizada na Feira de Saberes e Sabores.

As mulheres presentes foram recepcionadas com um delicioso café da manhã com os produtos comercializados na Feira. Em seguida, ocorreu um Bate-Papo com uma temática de muita importância, “Comunicação Assertiva no acolhimento a mulheres vítimas de Violência” com a Pedagoga e Psicopedagoga Kelly Dourado.

Durante a conversa, a psicóloga explica que é preciso colocar a Sororidade em prática. “É necessário acolhermos umas às outras de verdade, muitas vezes falamos de acolhimento na teoria, mas na prática muitas vezes damos preferências para outro gênero, e não nos apoiamos. O fato de sermos mulheres diferentes não nos torna rivais nem concorrentes, precisamos dar as mãos verdadeiramente, pois sentimos as mesmas dores como mães, como empreendedoras e se nós não nos apoiarmos não teremos o avanço nem a prosperidade que tanto buscamos”.

A Unidade Móvel da Spmba esteve presente na UEFS com a psicóloga Paula Mendes, prestando atendimento e orientando as mulheres vítimas de violência. “Estamos aqui com uma ação de enfrentamento a violência contra a mulher. É importante que as mulheres que estão sofrendo algum tipo de violência saibam que aqui em Feira de Santana tem uma rede de apoio, tem o Cram, a Deam, tem a nossa secretaria e atuamos em todo estado. É importante as mulheres saberem que elas não estão sozinhas, e se estão sofrendo algum tipo de violência física, moral, sexual, psicológica, patrimonial, estamos aqui para ajudá-las. Denuncie qualquer forma de violência, disque 180”.

Serviços como Massoterapia, teste de glicemia e aferição de pressão foram ofertados na feira. No local também foi instalado um Varal Solidário com peças disponíveis para doação, fortalecendo a dignidade da mulher.

“Hoje estamos fazendo mais uma ação da programação do Março Mulher. No dia 8 fizemos uma ação junto a parte da administração da Uefs, no dia 24 participamos com a Deam da 2a Caminhada em Combate à Violência contra a Mulher, onde participamos de todo o processo de organização e hoje encerramos com a Feira de Saberes e Sabores que são mulheres trabalhadoras que a gente apoia”, disse Daiana Alcantara Diretora Geral do Sintest-BA.

A atividade foi prestigiada por servidores(as), estudantes e terceirizados da Uefs. Representantes dos Sindicatos dos Vigilantes (Sindvigilantes) também estiveram presentes.

Confira as fotos


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *