SINTEST-BA encerra campanha Setembro Amarelo com palestra

O Sintest-BA promoveu na manhã desta terça-feira(26), no Auditório Central, uma palestra com o tema “Setembro Amarelo: Mês de Prevenção ao Suicídio “Se precisar, peça ajuda!” O evento fez parte das ações da campanha do Setembro Amarelo promovida pelo sindicato.

Para falar sobre o tema, o Sintest convidou os voluntários do Centro de Valorização da Vida -CVV, João Luiz Dantas e Carmem Dantas.

Durante a palestra a voluntária Carmem Dantas apresentou o Centro ao público. “O CVV faz a escuta empática e apoia pessoas que ligam no telefone ‘188’ 24h por dia. Há ainda a possibilidade de entrar em contato para conversar ou desabafar via chat e e-mail. “Somos um pronto-socorro emocional. Um trabalho filantrópico, humanitário e gratuito de prevenção ao suicídio. Ouvimos sem julgamento e as pessoas não precisam se identificar”.

Em sua fala o voluntário João Luiz Dantas destacou: No Brasil é cada vez maior o número de pessoas que tiram a própria vida, esse é um problema de saúde pública que precisa ser tratado como tal, aumentando as redes de apoio especializadas e capacitadas para trabalhar essa demanda.

“Proporcionar momentos como esse para os servidores é muito, muito gratificante mesmo, porque em meio a tanta correria da vida da gente, principalmente aqui no trabalho, são muitas as demandas, a gente precisa ter esse momento de conscientização”, comentou o servidor Manoel Carneiro.

Segundo a diretora Cultura e Desporto, Rita Suzarte, a palestra foi necessária para mostrar aos servidores a importância de procurar ajuda para tratar as questões emocionais, além de entender como ajudar o próximo. “Todos deveriam ver uma palestra como essa. É essencial para que a gente entenda um pouco mais sobre nós e mude o olhar sobre o outro.”

O evento foi prestigiado pela reitora da Uefs, Amali Mussi, a vice – reitora Evanilda Carvalho, Eritan Machado e diretoria do Sindicato dos Bancários de Feira de Santana/BA  e do vereador Silvio Dias.

O evento foi encerrado com um delicioso caruru ao som acústico das estudantes de música da Uefs, Vanessa Batista, Victória Marques e Vinícius Matias  (@vinicius.matiasfr) que possuem contas no Instagram (@vanessabmusica) e (@vicsstoria) para contato.

O CVV pode ser acionado pelo telefone 188. Por meio do https://www.cvv.org.br/ é possível conhecer outros canais de comunicação, como chat e e-mail.

Confira a galeria de fotos