Sintest e Afus recebem a deputada federal Alice Portugal na Uefs e Uesb

Buscando conquistas para pautas internas da categoria por meio de emendas parlamentares, o Sintest-BA e a Afus Sindicato dialogaram com a deputada federal Alice Portugal sobre propostas de investimentos na área de saúde e Creche. “Uefs e Uesb são as duas universidades que possuem Creche, e temos demanda de ampliação estrutural para com isso poder ter atendimento de forma integral e oferecer salas de amamentação. Conforme orientação da OMS a sala auxiliar de amamentação é muito importante para que as mães ao retornar da licença  maternidade tenham espaço confortável e adequado para que o(a) filho(a) continue sendo amamentado(a) no período de meia hora em cada turno, mantendo contato com sua genitora. Essa ação proporciona equilíbrio emocional, afetivo e do sistema imunológico do(a) bebê”, destacou Márcio Dias, presidente da Afus Sindicato.

Na visita aos sindicatos, as diretorias solicitaram que os Reitores das universidades recebessem a deputada.

“O diálogo com a Administração das Universidades é fundamental nesse processo. Os sindicatos estão buscando parcerias e recursos para efetivação das pautas por meio da articulação política, mas a organização dos projetos, o desenvolvimento das etapas técnicas para recebimento dos recursos, todo o fazer acontecer depende do aval da gestão universitária e temos conseguido estabelecer entendimentos positivos. A educação superior pública vem sofrendo nos últimos anos vários cortes de recursos e ataques, então decidimos trabalhar politicamente neste ano enquanto Fórum dos Técnicos com foco em somar forças para superação desse contexto e encontrar políticos como o deputado federal Daniel Almeida e a deputada federal Alice Portugal dispostos a assumir esse compromisso tem sido um grande alento”, disse Daiana Alcântara, diretora geral do Sintest-BA.