Diretoria do Sintest-BA prestigia evento no Centro de Agroecologia da Uefs

Spread the love
Roda de Conversa no Cearis, 16/08/22

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do Centro de Agroecologia Rio Seco (Cearis) e do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA Trilhas), promoveu nesta segunda e terça-feira (15 e 16) o evento “O que tem no Cearis? Conhecendo o Centro de Agroecologia Rio Seco”. O sindicato apoiou o evento e a diretoria foi recepcionada pela Profa. Marina Castro passando a manhã e parte da tarde no local.

Profa. Marina Castro – Cearis, 16/08/22

O Cearis é uma unidade destinada ao ensino, pesquisa e extensão relacionados à construção do conhecimento em agroecologia e sistemas alimentares de base ecológica. A programação contou com palestras, feirinha agroecológica e apresentações culturais, e na visita guiada os participantes puderam conhecer parte dos 25 hectares da unidade e suas estruturas como: alojamento, galpão, sala de aula, biblioteca, mini laboratório, e unidades de criação e plantios: Sistema de aquaponia, galinheiro, plantio em mandala, casa do mel e das frutas, o SAF-Sistema  Agroflorestal de plantio de verduras e folhosas, meliponário, e a Terra da cura com plantio de ervas medicinais.

“Como o Sintest já realizou algumas atividades em parceria com a Incubadora de iniciativas popular e solidária da universidade e está sempre dando apoio às atividades dos agricultores, a solicitação que a estudante Ana nos trouxe foi de pronto atendida, por reconhecer também que a luta que a professora Marina Castro realiza por este espaço merece todo fortalecimento. Nesse sentido, nos colocamos à disposição para desenvolver também atividades em conjunto e apoiar o desenvolvimento do Cearis”, destacou Daiana Alcântara, diretora Geral do Sintest-Ba.

O servidor técnico e coordenador da Incubadora da Uefs, José Raimundo Oliveira, fez uma apresentação com o tema “Economia Popular Solidária e Agroecologia: processos de incubação no Cearis” trazendo perspectivas futuras para o espaço. A professora Marina Castro é referência nas discussões sobre desenvolvimento territorial rural sustentável, agroecologia, manejo e conservação da biodiversidade e etnodesenvolvimento, logo o Cearis Uefs tem muito potencial e a união de projetos como o da Incubadora poderá consolidá-lo não só como espaço de conhecimento, mas também como de agricultura familiar local.

Confira a galeria de foto


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *