Pais e Mães de estudantes de Centro de Educação Básica da Uefs se unem para garantir um funcionamento digno para a escola

Spread the love

 

Na manhã desta terça (12), pais e mães de estudantes do Centro de Educação Básica-Creche (CEB/Creche), foram convocado(a)s para uma reunião no Auditório Central da UEFS  para discutir a situação da escola que impediria o retorno das aulas. A diretora do CEB, Erika Medeiros explicou aos presentes, que com a suspensão da greve do município, os professores e professoras estavam disponíveis para voltar aos trabalhos, porém não existia condição de dar início às atividades porque no momento contava apenas com duas funcionárias no quadro da limpeza asseguradas pela universidade para cada prédio, e a prefeitura municipal não havia garantido as outras quatro funcionárias até aquele momento.

Após várias falas, foi encaminhada a formação de uma comissão de mães e pais para dialogar com a Reitoria solicitando apoio da universidade para garantia da limpeza para que as aulas fossem retomadas no dia seguinte; evidenciar na mídia a situação da escola e agendar uma reunião com a secretária de educação do município, Anaci Paim.

Foi deliberado sair da reunião e se dirigir ao prédio da Administração Central da Uefs para realização de um ato em busca de apoio da Reitoria.

No prédio foram feitas algumas manifestações e uma comissão foi recebida pelo reitor da Uefs, Evandro do Nascimento e membros da Administração, que após escuta ficou de avaliar o pleito.

Ao final da reunião na Reitoria, a secretária de educação, Anaci Paim, deu retorno a comissão e a direção escolar, informando o envio de duas funcionárias para trabalhar na limpeza e higienização da escola.

À tarde, a Administração da Uefs manifestou que atenderia o pleito da comunidade escolar enviando apoio para limpeza até o final da semana.

No final da tarde, a escola se posicionou pelo retorno às aulas amanhã (13).

Como além da garantia da limpeza, a escola está com déficit de dois professores de Língua Portuguesa para o turno matutino do Fundamental II e dos professores que fariam reserva para o Infantil, e também com merenda escolar insuficiente, a mobilização da comunidade escolar continuará junto a Seduc nos próximos dias para garantir a efetivação dos demais pleitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *