Na busca de melhorias para categoria, Fórum dos Técnicos dialoga com o Secretário Luiz Caetano

O Fórum dos Técnicos foi recebido na tarde de ontem (16), pelo secretário Luiz Carlos Caetano na Secretaria de Relações Institucionais (SERIN), para dialogar sobre as pendências no acordo firmado com o governador Rui Costa em 2019.

Além de traçar um breve histórico sobre as lutas da categoria e seus anseios, o presidente do Fórum dos Técnicos, Firmino Júlio, entregou um documento (veja aqui) formalizando a necessidade urgente de encontro de solução para alguns pontos que ficaram em aberto e apresentou também novas proposições.

“Tratamos sobre o pleito da Promoção na carreira dos Técnicos e Analistas Universitários; ofertas de cursos para categoria; revisão da tabela salarial; criação de incentivo para produção Técnica Científica; autorização para construção de novo prédio para o CEB UEFS; criação da carreira de 40h para os Analistas Universitários e Reenquadramento dos cargos de nível de apoio e criação da carreira de Auxiliares Universitários. Em cada ponto apresentado levamos justificativas e esperamos que sejam avaliadas positivamente e o mais breve. Sabemos que a categoria está ansiosa por melhorias e estamos trabalhando incansavelmente para que cada pleito seja concretizado”, destacou Firmino Júlio.

O secretário Luiz Caetano se comprometeu a buscar respostas junto aos seus pares e com o próprio governador do estado. “É importante essa construção de diálogo entre sindicatos, movimentos sociais e o governo. Espero mediar para que em breve vocês estejam reunidos com as secretarias competentes e encontrem um consenso para os pleitos apresentados”.

Participou também da reunião o superintendente da SAEB, Adriano Tambone. A diretora-geral do SINTEST-BA/UEFS, Daiana Alcântara, aproveitou o espaço para cobrar um posicionamento formal do governo sobre a construção de nova unidade para o CEB UEFS, apresentou também alguns detalhes do pleito dos Técnicos, Auxiliares e Na’s e tirou dúvidas sobre as alterações de carga horária dos servidores das universidades.

“Ontem recebemos propostas formuladas pelos  Grupos de Trabalho (GT’s) de Analistas, Técnicos e Auxiliares. Diante da agenda submetemos a proposta completa dos Auxiliares para apreciação do governo, é muito importante ter essa visão global dos anseios da categoria, por isso essa união entre os servidores e os sindicatos é muito importante. Na mesa de negociação, o Fórum é a voz dos Técnicos das Ueba”, destacou.

No encontro foi reafirmado o compromisso do governo com os sindicatos em relação à mudança de carga horária.

“Estamos liberando todas as alterações de carga horária solicitada pelos servidores, exceto daqueles que estão investidos em cargos comissionados. É possível liberarmos, mas as pessoas precisam saber, por exemplo, que só “levam para aposentadoria” com cinco anos de tempo na nova carga horária e em alguns casos, considerando que as novas regras para aposentadoria contabilizam a contribuição dos últimos dez anos, pode resultar em prejuízo financeiro. Logo é importante que o servidor conheça bem sua carreira e faça seus cálculos”, destacou Tambone.

O presidente do Fórum dos Técnicos, Firmino Júlio, destacou também a importância da participação da Suprev nos próximos diálogos, já que é preciso respeitar a paridade e os direitos dos servidores aposentados. “Até hoje temos servidores sem receber corretamente seus proventos. Como estamos lutando por uma revisão na tabela de proventos, é importante garantir que os inativos recebam o que lhe é devido sem a burocracia que foi em 2019”.

O Fórum dos Técnicos aguardará respostas formais para levarem para as bases apreciarem.