Nova Diretoria e Conselho Fiscal do SINTEST/BA tomam posse em cerimônia virtual

A nova diretoria e conselho fiscal do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Estado da Bahia (SINTEST/BA) eleitos para o exercício de 2020-2024 foram empossados na tarde de ontem (07/12), em uma solenidade virtual transmitida ao vivo no Facebook do sindicato.

Devido à pandemia da Covid-19 não houve evento presencial para preservar o distanciamento social e as condições de segurança sanitária.

Dando início a solenidade, Ana Cleide Santos, presidente da Comissão Eleitoral disse que apesar de inédita, a eleição online para a escolha da diretoria estadual e conselho fiscal ocorreu dentro da normalidade, um exemplo de democracia e uma experiência importante para a categoria.

A diretora reempossada do Sintest na Uefs, Daiana Alcântara, contou a sua trajetória desde que ingressou no sindicato. “Passados dois anos de muito trabalho, concluímos a honrosa missão de conduzir o Sintest. Com orgulho, encerramos a gestão 2018-2020 e  iniciamos essa, agora para mais quatro anos, com o sentimento de dever cumprido e a certeza da união da classe entre as Ueba. As realizações destes anos em que estou na presidência – em que o Sintest foi protagonista de vários debates e atuou fortemente em defesa do serviço público – foram resultado do trabalho voluntário e dedicado de cada coordenador, conselheiro e membros de diversas comissões.

De forma transparente, prestamos contas, organizamos a documentação da entidade, com o que podemos afirmar que chegamos ao final deste ano com um balanço positivo e recursos em caixa.

No campo institucional, atuamos como nunca em defesa da cidadania, fortalecendo seu papel estatutário e colocando-a no lugar de destaque.

Lutamos muito em diversas frentes, mas ainda temos muito que concretizar nos próximos anos. Continuar valorizando os servidores técnicos das Ueba, fortalecendo a carreira e fazendo respeitar os seus direitos são metas norteadoras da gestão que se avizinha. O apoio, a dedicação e o trabalho de cada diretor seguirão sendo fundamentais para um Sintest cada vez mais forte e unido, causa que guiou cada dia de nossa atuação nos últimos anos.

Foram anos de incontáveis momentos de aprendizado, emoção, convívio fraterno e demonstrações de que podemos, sim, lutar por aquilo que acreditamos e, com a união da classe, concretizar sonhos em prol do bem comum. Assim, avante gestão 2020-2024″.

Em seu discurso, Firmino Júlio, reeleito para a direção geral do Sintest na Uneb, enfatizou seu agradecimento ao apoio recebido dos representantes de base, do grupo de suporte, de sua equipe de trabalho e de toda a categoria. “Parabéns colegas e família SINTEST continuaremos lutando nos próximos 4 anos,  pela valorização e dignidade  da categoria dentro e fora da universidade,  através do diálogo, negociação e respeito, mas indo a luta se necessário,  como expressão natural do nosso DNA  e dos 30 anos de experiência”.

Em seguida, os parceiros sindicais e autoridades expressaram seus votos de sucesso à diretoria empossada, além de destacarem a atuação do SINTEST na luta em defesa dos interesses dos/as trabalhadores/as que representa. Ao final da cerimônia, Daiana Alcantara e Firmino Júlio deram posse à nova diretoria e conselho fiscal.

Agradecimentos especiais

O SINTEST/BA agradece imensamente todas às personalidades que nos honraram com a presença:

Amali Mucci (vice-reitora da UEFS), Maria José Silva “Zézé” (representando a FETRAB/Sinpojud), Diana Cristina Simões Castro (representante da  Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia – AFPEB), Rafael Bertoldo (presidente da Afusc Uesc), André Almeida Uzêda (coordenador geral da ADUFS), João Carlos Salles (reitor da UFBA), Cláudio Meirelles (diretor do Sindsefaz), Socorro Brito (coordenadora geral do Planserv), Adilson Araújo (presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB/Nacional), o vereador da Câmara Municipal de Salvador Marcos Mendes (PSOL), o deputado estadual Hilton Coelho (PSOL), Marcius Gomes (representando o Secretário de Educação do Estado da Bahia), Alessandra Assis (coordenadora do Fórum Estadual de Educação da Bahia – FEEBA), Marlede Silva (coordenadora geral da APLB – Sindicato/Feira de Santana), e o deputado estadual Marco Prisco e João Paulo Ribeiro (coordenador da FASUBRA/CTB).

Confira abaixo o vídeo completo da cerimônia de posse