Novembro é o mês da Consciência Negra e é marcado por discussões e ações que visam combater o racismo, assim como debater os avanços do povo negro e celebrar a cultura afro-brasileira. Nesse sentido o SINTEST-BA promoveu na manhã desta quarta-feira (17), o evento “Estética negra empodera, sim!”, com o objetivo de valorizar a estética na luta antirracista, contribuindo assim com o empoderamento negro.
A atividade foi iniciada com um bate papo “Estética negra empodera sim!” com a Miss Afro Feira de Santana-BA 2020/2021, Jora Fernandes que é Servidora Técnica Universitária da Uefs e o artista Adão Ferreira Santos, a gravação será disponibilizada em breve nas nossas redes sociais.
O Concurso Miss Afro tem se consolidado como o principal evento de empoderamento, conscientização e exaltação a beleza da mulher negra de Feira de Santana e região e vem se destacando como um espaço de educação não formal, já que oferece as participantes aulas sobre a verdadeira historia do povo negro, cultura, saúde, educação, segurança, direitos e ancestralidade trazendo a tona inúmeras referenciam negras que fizeram e fazem parte da luta por igualdade, liberdade e inclusão da mulher negra.
A Miss Afro Feira de Santana-BA, em sua fala trouxe uma importante reflexão sobre a autoaceitação e reconhecimento da estética negra como forma de empoderamento. “Precisamos fortalecer nossa estética, é importante entender que os nossos traços são bonitos, naturais, e é algo que devemos valorizar todos os dias”, destacou.
Em seguida, os servidores presentes participaram das oficinas: Transição Capilar, penteados e uso de turbantes – Dão Turbantes; Cuidados com a pele e automaquiagem para pele negra com Gisele Rocha – Diretora Mary Kay; Feirinha da Autoestima com vendas de produtos de beleza, roupas e acessórios.
Durante a Oficina Hair: Transição Capilar, penteados e uso de turbantes que teve como oficineiro Dão Turbantes, os participantes puderam aprender mais em relação à peça, que vai além de um acessório de moda e tendência de visual. O turbante surgiu para o movimento negro como um resgate da cultura dos ancestrais e da estética. Simboliza a resistência cultural dos descendentes dos africanos escravizados em seus costumes originais. Como forma de valorização da história, cultura e estética africana e afro-brasileira, o uso do turbante é uma maneira de empoderar as mulheres negras e apresentar outras belezas que não as que a moda impõe como ideal.
“O turbante é um filtro, que além de proteger suas energias positivas e pensamentos bons, permite que coisas boas entrem em você. Na religião de matriz africana o turbante é um protetor espiritual”, pontuou Adão.
Dicas para cuidados com a pele, técnicas de uso de base, e muitos truques para uma maquiagem rápida e impecável. Esses foram alguns dos conhecimentos adquiridos pelas participantes na oficina de automaquiagem para pele negra com Gisele Rocha – Diretora Mary Kay. “Falar de autocuidado e beleza é espetacular, foram muitas falas de força e garra que se traduziu em um momento ímpar para mulheres negras da nossa comunidade acadêmica. Perceber mulheres lindas e cheias de poder é muito forte e também é um exemplo de autoestima! Por mais momentos ricos como este!”, disse Gisele.
A servidora analista Gleice Melo durante a atividade reforçou em sua fala a importância do tema abordado. “Que as pessoas negras possam se amar ter a sua autoestima valorizada como nesse momento de hoje do empoderamento negro, para que possamos nos valorizar e reconhecer nossa cultura negra expressa pelo turbante, nos nossos traços negroides. E assim possamos transmitir ao mundo, reeducar as relações no combate ao racismo”.
“A atividade promovida pelo Sintest foi uma ótima oportunidade de fortalecimento para as pessoas negras e de aprendizado para as pessoas que desejam realmente ser antirracistas. As falas de Adão e Jora foram potentes e afetivas e as dicas de Gisele, valiosas para implementarmos o autocuidado”, destacou a servidora Bárbara Estrela.
O SINTEST homenageia mais uma vez todos pelo Dia da Consciência Negra e continua na luta e na resistência pela valorização da pessoa humana e contra o preconceito.
SINTEST, somos todos nós!
Confira a galeria de fotos:
You may also like
-
Sintest-BA na Lavagem do Bonfim 2025
-
Boletim Informativo SINTEST-BA: Edição dezembro 2024
-
Votação da PL 25.619/2024, saiba como foi
-
Sintest-BA Realiza Natal Solidário com Café da Manhã e Brinde Especial para Filiados
-
Sintest acompanha instituição do Programa Estadual Habitacional que beneficiará servidores