Previdência Estadual muda estratégia de recadastramento de inativos
Ao longo de 2020, os mais de 106 mil aposentados do Estado deverão procurar a Previdência no mês do seu aniversário com o objetivo de realizar a prova de vida e atualizar dados cadastrais, assegurando a continuidade do recebimento de seus proventos. Iniciativa da Superintendência de Previdência, vinculada à Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb), a convocação representa uma mudança para os servidores inativos, que até então realizavam o seu recadastramento de acordo com um calendário definido com base no órgão de origem.
A única exceção fica por conta dos aposentados do Tribunal de Justiça e Ministério Público, que deverão efetuar o procedimento nos meses de setembro e outubro. Já no caso dos pensionistas estaduais, a prova de vida continuará sendo realizada no mês de aniversário do instituidor da pensão. A Superintendência de Previdência irá convocar mensalmente os grupos com o envio de mensagens por meio do Portal de Serviços do RH Bahia, além de SMS e carta correspondência para os beneficiários que ainda não têm e-mail cadastrado no RH Bahia.
De acordo com o coordenador de controle de benefícios da Suprev, Maurício Góes Dantas, a nova estratégia visa, entre outras coisas, garantir mais equilíbrio na demanda por atendimento nos postos de Atendimento Previdenciário, que deverão receber ao longo do ano uma média de 11.500 beneficiários por mês para recadastramento. Maurício chama atenção ainda para os beneficiários da Assembleia Legislativa e dos Tribunais de Contas nascidos em janeiro. “Como estes órgãos foram últimos do calendário 2019, haverá uma distância curta entre um recadastramento e outro, mas os beneficiários devem ficar atentos porque é preciso obrigatoriamente repetir o procedimento”, alerta Maurício.
O recadastramento pode ser feito em uma das 71 unidades do Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev), abrigadas em Postos e Pontos SAC da capital e interior, além do SAC Servidor, que atende no Multishop Boca do Rio, em Salvador. Ainda é possível realizar o atendimento por hora marcada em sete postos: Paralela, Salvador Shopping, Shopping da Bahia, Feira Centro II, Conquista II, Lauro de Freitas e SAC Servidor. O agendamento é feito no Portal SAC e pela plataforma do SAC Digital, disponível para aplicativo de celular e no endereço www.sacdigital.ba.gov.br.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
Para realizar o procedimento, é necessário apresentar documento de identidade oficial com foto atual (em bom estado de conservação), CPF e comprovante de residência atual (contas de água, luz ou telefone, preferencialmente). Por exigência do Governo Federal, também é necessário apresentar o número do PIS, para atualização da base de dados do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).
Servidores com impossibilidade de locomoção ou doença grave podem realizar o recadastramento mediante procuração (original), emitida até seis meses antes da data atual, ou através de formulário (original e com firma reconhecida) disponibilizado pela Previdência Estadual, que devem ser entregues juntamente com atestado médico, emitido até trinta dias da data atual do recadastramento, comprovando a impossibilidade do deslocamento.
Vale ressaltar que o fato de não responder ao chamado da Superintendência de Previdência incorre na suspensão de créditos, que podem ser retomados de forma retroativa tão logo o recadastramento seja efetivado. Mais informações podem ser obtidas no Portal do Servidor ou pelo call center da Previdência Estadual: 0800 071 5353 ou 4020-5353
FONTE: Portal do Servidor da Bahia
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