Servidores não aceitam reajuste de 4% sem retroatividade e protestam na Assembleia Legislativa

O Sintest-BA e as demais entidades filiadas à Federação dos Servidores Públicos do Estado da Bahia (FESPEBAHIA) realizaram mobilização nesta terça-feira (07), na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), em protesto contra a proposta do governo do estado de reajuste linear de 4%, dividido em duas parcelas e sem retroativo.

Na última quinta-feira (02), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) enviou para a Alba, em regime de urgência, o Projeto de Lei que trata do reajuste salarial dos servidores do estado. A proposta enviada pelo Executivo prevê reajuste linear de 4%, com 2% concedidos a partir de 1º de maio de 2024 e 2% a partir de 31 de agosto de 2024, para todos os servidores ativos e inativos, sem o pagamento do retroativo.

Os dirigentes sindicais e representantes da FESPEBAHIA ainda se reuniram com o líder do governo, Rosemberg Pinto (PT), na Assembleia Legislativa, que se comprometeu em abrir um canal de diálogo com o governador, visando um possível acordo. O deputando também informou que hoje seria votado a urgência e alguns projetos referentes aos precatórios da educação básica e carreiras do DPT e os projetos que estão em análise, como o PL do reajuste, provavelmente até a próxima terça-feira.