Sintest-BA presente na reabertura do Museu Casa do Sertão

Spread the love

 

O Museu Casa do Sertão, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), retomou as atividades presenciais nesta quarta-feira (01), e a diretoria do Sintest-BA esteve presente na cerimônia de reabertura. O espaço que ficou fechado devido à pandemia da covid-19 e às obras do complexo viário da BR 116 Norte passou por melhorias estruturais e técnicas. A reabertura contou com exposições de objetos da coleção do museu, como os de Eurico Alves Boaventura e Crispina dos Santos, e de artistas como Miguel Teles, Zé Carlos Sampaio e Zé das Congas.

O museu reabriu as portas com o Memorial Eurico Alves Boaventura. No local o visitante teve contato com objetos pessoais, artefatos arqueológicos, imagens, referências e produções bibliográficas do artista feirense. Na oportunidade foram apresentadas as instalações do Centro de Memória dos Povos Indígenas do Nordeste – ANJUKÁ, que reúne acervos audiovisuais, bibliográficos, etnográficos, projetos de pesquisa e extensão sobre e com os povos indígenas.

“É incontestável a importância da dimensão educativa dos museus. Os museus são a radiografia da história da nossa gente e entrar na Casa do Sertão é sentir fortemente Feira de Santana e sua história. Visitá-lo deve ser uma prática recorrente”, disse Daiana Alcântara, historiadora e diretora geral do Sintest-BA.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *