Sintest-Ba participa de reunião sobre retorno gradual das atividades presenciais na Uefs

Spread the love

Aconteceu na tarde de ontem (30) mais uma reunião da comissão de acompanhamento do Plano de Retomada das Atividades da Uefs. O intuito do encontro foi discutir a aprovação de um documento sobre as etapas de retorno das atividades na instituição.

Nos informes, o Prof. Evandro Nascimento Silva, reitor da Uefs, relatou como positivo os cuidados e o funcionamento que observou na visita que fez nas clínicas odontológicas da Uefs; informou que foi feito 47 testes PCR’s com alguns envolvidos nas atividades e todos deram negativos; fez um resumo sobre a organização das aulas práticas dos cursos de saúde que estão ocorrendo com grupos pequenos de até 6 estudantes, alguns como odonto concentraram as disciplinas até novembro, outros como farmácia em novembro/dezembro, período que prevê que os estudantes já estarão vacinados em segunda dose. Além disso, estão discutindo com o SESU ações de monitoramento.

A proposta apresentada e aprovada define cinco etapas de evolução do retorno presencial, de 0 a 4, onde cada etapa foi definida pelo número máximo de pessoas (servidores técnicos e docentes / trabalhadores terceirizados/estudantes) que circulam na unidade simultaneamente, significando um teto de ocupação, para a realização de atividades não adaptáveis ao modo remoto. Foi ressaltada a autorização de uma etapa que seguirá um processo gradual, pois enquanto a pandemia não for controlada, permanece válido o princípio de que quanto menos pessoas circulando, mais seguro.

A diretora-geral, Daiana Alcântara, destacou a importância da manutenção do diálogo constante sobre qualquer modificação e ajustes nas propostas, pois havia recebido denúncia de que o transporte interno estava sendo realizado com 3 passageiros e o motorista. A Sra. Nadja Ribeiro, chefe da Uninfra, esclareceu que o ajuste havia sido discutido no Comitê, porém como o Sintest não tem representante no mesmo, Alcântara, destacou que a Administração precisa dar publicidade a estas ações para evitar transtornos por falta de comunicação, foi solicitado cópia desta decisão com justificativa sanitária.

O prof. Evandro Nascimento também destacou o avanço funcional da etapa 2 neste mês de outubro, que prevê atividades presenciais na instituição com, no máximo, 20% de ocupação, permitindo a organização de escalas, controle e monitoramento. Citou algumas atividades que serão realizadas, como, devolução de livros e entrega de nada consta pela BCJC, considerando que é um requisito para emissão de diplomas. Segundo ele, a instituição está com mais de mil entregas de diplomas represados, portanto haverá também uma retomada escalonada de atividades presenciais no DAA/Expediente. Sobre a testagem no campus, o Reitor destacou, que buscará sempre parcerias para realização de testagem, considerando a importância de ter dados por amostragem da situação na instituição.

Daiana Alcântara informou que a sede do Sintest está em funcionamento também faseado, que tem acompanhado os servidores e as atividades na instituição, e encaminhou que a Administração divulgue quais ações de infraestrutura e biossegurança executou até o presente momento.

“É importante que a categoria vá nos dando feedbacks sobre suas atividades na instituição, registre o que não tiver ocorrendo conforme as discussões, suas observações na prática. Estamos à disposição em vários canais e também presencialmente para dialogar sobre essas questões, afinal prioritariamente nossa defesa é pela vida. A retomada está sendo discutida com muita cautela, e todos estão cientes que tanto podemos ter ajustes e avanços, como também recuos, considerando o cenário nacional e variantes”, disse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/zigzagdo/sintestuefs.com.br/wp-includes/functions.php on line 4757

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/zigzagdo/sintestuefs.com.br/wp-content/plugins/really-simple-ssl/class-mixed-content-fixer.php on line 110