Aconteceu na tarde de ontem (30) mais uma reunião da comissão de acompanhamento do Plano de Retomada das Atividades da Uefs. O intuito do encontro foi discutir a aprovação de um documento sobre as etapas de retorno das atividades na instituição.
Nos informes, o Prof. Evandro Nascimento Silva, reitor da Uefs, relatou como positivo os cuidados e o funcionamento que observou na visita que fez nas clínicas odontológicas da Uefs; informou que foi feito 47 testes PCR’s com alguns envolvidos nas atividades e todos deram negativos; fez um resumo sobre a organização das aulas práticas dos cursos de saúde que estão ocorrendo com grupos pequenos de até 6 estudantes, alguns como odonto concentraram as disciplinas até novembro, outros como farmácia em novembro/dezembro, período que prevê que os estudantes já estarão vacinados em segunda dose. Além disso, estão discutindo com o SESU ações de monitoramento.
A proposta apresentada e aprovada define cinco etapas de evolução do retorno presencial, de 0 a 4, onde cada etapa foi definida pelo número máximo de pessoas (servidores técnicos e docentes / trabalhadores terceirizados/estudantes) que circulam na unidade simultaneamente, significando um teto de ocupação, para a realização de atividades não adaptáveis ao modo remoto. Foi ressaltada a autorização de uma etapa que seguirá um processo gradual, pois enquanto a pandemia não for controlada, permanece válido o princípio de que quanto menos pessoas circulando, mais seguro.
A diretora-geral, Daiana Alcântara, destacou a importância da manutenção do diálogo constante sobre qualquer modificação e ajustes nas propostas, pois havia recebido denúncia de que o transporte interno estava sendo realizado com 3 passageiros e o motorista. A Sra. Nadja Ribeiro, chefe da Uninfra, esclareceu que o ajuste havia sido discutido no Comitê, porém como o Sintest não tem representante no mesmo, Alcântara, destacou que a Administração precisa dar publicidade a estas ações para evitar transtornos por falta de comunicação, foi solicitado cópia desta decisão com justificativa sanitária.
O prof. Evandro Nascimento também destacou o avanço funcional da etapa 2 neste mês de outubro, que prevê atividades presenciais na instituição com, no máximo, 20% de ocupação, permitindo a organização de escalas, controle e monitoramento. Citou algumas atividades que serão realizadas, como, devolução de livros e entrega de nada consta pela BCJC, considerando que é um requisito para emissão de diplomas. Segundo ele, a instituição está com mais de mil entregas de diplomas represados, portanto haverá também uma retomada escalonada de atividades presenciais no DAA/Expediente. Sobre a testagem no campus, o Reitor destacou, que buscará sempre parcerias para realização de testagem, considerando a importância de ter dados por amostragem da situação na instituição.
Daiana Alcântara informou que a sede do Sintest está em funcionamento também faseado, que tem acompanhado os servidores e as atividades na instituição, e encaminhou que a Administração divulgue quais ações de infraestrutura e biossegurança executou até o presente momento.
“É importante que a categoria vá nos dando feedbacks sobre suas atividades na instituição, registre o que não tiver ocorrendo conforme as discussões, suas observações na prática. Estamos à disposição em vários canais e também presencialmente para dialogar sobre essas questões, afinal prioritariamente nossa defesa é pela vida. A retomada está sendo discutida com muita cautela, e todos estão cientes que tanto podemos ter ajustes e avanços, como também recuos, considerando o cenário nacional e variantes”, disse.
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