Fórum dos Técnicos conclui ciclo de atividades do Setembro Amarelo

Spread the love

Em alusão ao Setembro Amarelo, mês de combate ao suicídio, o Fórum dos Técnicos das UEBA, em parceria com o Planserv, por meio do projeto Viver Bem, realizou atividades para conscientizar sobre a importância de cuidados com a saúde mental e a prevenção ao suicídio

A campanha foi iniciada no dia primeiro de setembro com instalação de outdoors com a temática em diversos pontos estratégicos nas cidades baianas.

Nos dias 8, 20 e 27 de setembro, foi realizado ações virtuais que integram o Projeto Viver Bem, com o objetivo de incluir abordagens de temáticas relacionadas aos cuidados com a saúde mental, vinculados à saúde física, visando favorecer o cuidado integral dos participantes.

A atividade contou com a participação dos servidores das quatro universidades (UEFS, UNEB, UESB e UESC). Os participantes durante os encontros puderam conhecer um pouco mais sobre a importância das relações interpessoais, e como a saúde, em seus mais diversos aspectos, emocional, física, espiritual, mental, perpassa pela qualidade das relações que temos com outras pessoas, amigos, vizinhos, colegas de trabalho e familiares.

O primeiro encontro ocorreu no dia 8 de setembro, pela plataforma Google Meet, e teve como tema da palestra “Importância do autocuidado e da saúde mental”, a palestrante foi a psicóloga do Planserv, Paula Souza.

O segundo encontro ocorreu no dia 20, e teve como tema “Importância das relações interpessoais” e a palestrante foi a assistente social do Planserv, Denise Oliveira.

 

Por fim, foi realizado nesta segunda-feira (27) o terceiro e ultimo encontro com a palestra de encerramento: “Saúde Mental: Cuidados e Autocuidados, Desafios Contemporâneos” ministrada pela psicóloga do Planserv, Paula Souza.

A psicóloga em sua apresentação chama a atenção sobre o suicídio, ressaltando a importância do acompanhamento de especialistas e do apoio às pessoas que enfrentam problemas de saúde, como a depressão, entre outras causas que podem provocar o ato.

“É preciso que estejamos atentos a ouvir com calma e atentamente. Expressar respeito pelas opiniões e valores das pessoas, mostrando sempre preocupação, cuidado e afeição”, destacou Paula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *