Julho das Pretas

Spread the love

Por causa do Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha – 25 de julho, o mês passou a ser chamado de Julho das Pretas.

O Julho das Pretas é uma ação de incidência política e agenda conjunta e propositiva com organizações e movimento de mulheres negras do Brasil, voltada para o fortalecimento da ação política coletiva e autônoma das mulheres negras nas diversas esferas da sociedade. A ação foi criada em 2013, pelo Odara – Instituto da Mulher Negra, e celebra o 25 de Julho, Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latina Americana e Caribenha.

Além de incorporar essa data ao calendário de lutas por direitos iguais, no Brasil, foi criado o Dia Nacional de Tereza de Benguela, mulher que viveu no século XVIII e que, após o assassinato do companheiro, se tornou líder do quilombo do Quariterê. Com seu apoio, a comunidade negra resistiu à escravidão por mais de duas décadas.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres negras são mais de 55 milhões no país e chefiam mais de 40% das famílias negras e recebem, em média, 58% do que ganham as mulheres brancas. Em relação aos homens brancos, em 2019, elas ganhavam 66% a menos.

Em comemoração ao Julho das Pretas a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) estará realizando nesta segunda-feira, 26/07, às 19h a Live: Mulheres Trabalhadoras Fortalecem a Luta Antirracista.

A live terá transmissão no canal do YouTube da CTB-BA: https://youtube.com/channel/UCbasIZUpIWmOuDDMFBtrrpw,
com retransmissão no Facebook do Sintest: https://m.facebook.com/sintest.uefs

Participe!

Sintest somos todos nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *