Após realizar uma consulta à categoria para coleta de informações, cujo objetivo era conhecer a realidade vivenciada pelo corpo técnico administrativo, na atual conjuntura de extrema complexidade causada pela pandemia da Covid-19, buscando construir ações efetivas em benefício da categoria, o sindicato optou por realizar nova consulta com o intuito de que os servidores informem as condições de trabalho na modalidade remota.
A pesquisa contou com a participação de 211 servidores de todos os segmentos da categoria.
Resumo dos resultados:
- 60% dos respondentes afirmaram possuir local reservado para realizar suas atividades;
- 87% afirmaram não ter recebido nenhum recurso tecnológico para desenvolvimento de suas tarefas na modalidade remota;
- Na modalidade remota, dos servidores que afirmaram ter recebido equipamentos de trabalho, a grande maioria (82%) recebeu notebooks. Sendo que para o restante foram disponibilizados smartphones, câmera de vídeo, scanner e impressora multifuncional.
- 16% não possuem ou utilizam computador emprestado por terceiros e/ou cedidos pela Universidade;
- 40% dos servidores não possuem impressoras em suas residências;
- 19% tiveram gastos com impressão na execução das atividades relacionadas ao trabalho remoto;
- 92,4% dos servidores que estão trabalhando no modelo home office, utiliza o celular/smartphone para fazer ligações, envio de arquivos, documentos e atendimentos à demandas relacionadas ao serviço remoto;
- 74,5% dos servidores afirmaram que tiveram aumento nas contas de energia elétrica, telefonia e internet no período do serviço remoto;
- 85,8% não possuem cadeiras e mesas ergonômicas em suas residências para a realização do trabalho remoto.
A maioria dos participantes considera que as atividades laborais na modalidade remota devem ser mantidas, mesmo com a adoção de medidas protetivas por parte da Instituição e acham necessário que a Uefs e o Governo do Estado forneçam algum tipo de auxílio ou ajuda de custo para os servidores realizarem o trabalho remoto durante a pandemia.
Agradecemos a todos que se dispuseram a responder nossa pesquisa. A partir destes dados teremos mais condições para propor melhores ações no sentido de garantir a segurança dos servidores técnicos da UEFS, enquanto enfrentamos a pandemia da Covid-19.
Confira no link abaixo os gráficos da pesquisa:
A Coordenação Geral do SINTEST