Coordenação do Sintest-Ba participa do Parlamento Feminista da Bahia 2019

Discurso da Coordenadora Daiana Alcântara no Parlamento Feminista da Bahia 2019, 05/12/2019

A coordenadora geral do Sintest-Ba/Uefs, Daiana Alcântara, foi convidada pela deputada estadual Fabíola Mansur para participar do Parlamento Feminista da Bahia 2019 ocorrido no dia de hoje (5), na Assembleia Legislativa da Bahia. Dentre os quatro sindicatos dos servidores técnicos administrativos das universidades, Daiana Alcântara é a única mulher que preside a representação sindical da categoria.

O evento capitaneado pela deputada estadual Olívia Santana, presidente da Comissão dos Direitos da Mulher da Alba reuniu centenas de mulheres.

O encontro teve como pauta a aprovação do manifesto Mais Mulheres no Poder, documento em defesa das cotas de gênero e paridade, que será encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Câmara Federal, Senado, ONU Mulheres e PNUD.

O documento, que conta com pautas da luta feminista, inclui o manifesto pelo fim de todas as formas de violência contra as mulheres; pelo aumento nos investimentos do fundo partidário na formação de quadros femininos; em defesa das cotas eleitorais para candidaturas e cadeiras nas casas legislativas; contra a violência política e toda forma de preconceito, a favor da liberdade que cada mulher tem de construir sua trajetória.

“A mão de obra feminina é historicamente explorada e desvalorizada e mesmo em categorias com maior percentual de trabalhadoras, como a minha, a representação sindical feminina é minoria. Componho um pequeno grupo de mulheres que presidem sindicatos baianos, nesse sentido no Parlamento Feminino da Bahia participo para reafirmar que lugar de mulher é onde ela quiser, e é também nos sindicatos”, ressaltou Alcântara.

Confira a galeria de fotos