“Setembro Amarelo: Prevenção ao Suicídio e Promoção da Saúde Mental no Ambiente de Trabalho” foi tema de mesa redonda promovida pelo Sintest

Spread the love

O Sindicato dos Trabalhadores de Educação do 3º Grau do Estado da Bahia (Sintest-Ba/Uefs) promoveu na manhã desta quinta-feira (26) a mesa redonda “Setembro Amarelo: Prevenção ao Suicídio e Promoção da Saúde Mental no Ambiente de Trabalho”, realizado no Anfiteatro, Modulo II da Uefs.

A palestra foi proferida pela psicóloga Lucília Navarro Silva, a assistente social Ana Alice Brandão Rodrigues e pelo voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV) Paulo Souza.

Segundo Lucília Navarro, atualmente, mais de 300 milhões de pessoas sofrem ao redor do mundo com depressão, considerada o “mal do século”, tornando-se a principal causa de incapacidade laboral. Além disso, informou que mais de 260 milhões de pessoas vivem com transtorno de ansiedade.

“Segundo a Organização Mundial de Saúde, 30% dos trabalhadores sofrem com transtornos mentais, infelizmente estima-se que em 2020 essa será a principal causa de afastamento por incapacidade. É também a terceira causa de benefício previdenciário por auxílio-doença no Brasil”, destacou a psicóloga.

Palestrante Lucília Navarro Silva, psicóloga

Paulo Souza, que é voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV) em Feira de Santana, falou da importância do serviço realizado pela entidade.

“Nós somos uma instituição de apoio emocional, de escuta, que funciona através dos voluntários. Nós temos plantões semanais de quatro horas e atendemos pelo número 188. Através dessas ligações escutamos e acolhemos as pessoas que externam dores emocionais, nosso trabalho consiste em ouvir as pessoas e ajudá-las a superar os seus problemas, por meio da reflexão e desabafo”, salientou Paulo.

Palestrante Paulo Souza, voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV)

Em conformidade com o que destacou o voluntário da CVV sobre o acolhimento, Ana Alice Brandão ressaltou “para que possamos promover a saúde mental no ambiente de trabalho, devemos acolher os nossos companheiros de trabalho, escutá-los, estabelecer confiança e criar vínculos afetivos. Devemos ter um olhar mais sensibilizado com nosso próximo e sem julgamentos”.

Palestrante Ana Alice Brandão, assistente social

O evento também contou com a presença da vice-reitora, Amali de Angelis Mussi, que saudou a todo(a)s e parabenizou a iniciativa do Sintest em abordar um tema de grande relevância que é a prevenção ao suicídio.

A coordenadora geral do Sintest, Daiana Alcântara agradeceu aos palestrantes e aos servidores que prestigiaram o evento.

“É muito importante contribuir para o combate e prevenção ao suicídio e falar sobre o tema dentro da instituição. Dessa forma, o Sintest encerra na data de hoje esse ciclo de atividades voltadas a discussão do Setembro Amarelo, mas não termina seu compromisso em dialogar sobre esses problemas com a categoria. Hoje fechamos o mês falando sobre saúde mental, emocional e terça que vem iniciamos sobre a saúde do corpo. Essa semana estamos de amarelo e semana que vem estaremos de rosa”, disse.

O evento foi encerrado com um almoço, onde foi servido um delicioso caruru.

Confira as fotos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *