Sintest/BA participa de reunião no DRH/SAEB para a regularização da consignatária

O Sintest/BA participou na manhã de segunda-feira (19) de reunião com a coordenadora da DRH/SRH/SAEB, Cidiclecia Alves, no intuito de dar soluções sobre os procedimentos de apresentação dos documentos exigidos pela Saeb para o recadastramento dos sindicatos no Consiglog. Na portaria publicada pela secretaria, as instituições que deixarem de atender a convocação de recadastramento no prazo de até 90 dias da publicação, terão o seu cadastro suspenso e serão impedidas de proceder a novas averbações na folha de pagamento até a regularização da situação, todavia na manhã de ontem (19), foi publicado no Diário Oficial do Estado, a portaria Nº 343, de 16 de fevereiro de 2018,  prorrogando o prazo por mais 30 dias.

A coordenadora de Administração e Finanças do Sintest/UEFS, Maristela Pinho destacou “nos empenhamos para entrega da documentação hoje, mas por conta do recesso do Carnaval tivemos dificuldade para providenciar o comprovante de inscrição ou registro junto ao Ministério do Trabalho para as entidades de natureza sindical e as certidões negativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS, Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, Receita Federal e Fazendas Estadual e Municipal; assim a ampliação do prazo foi positiva, providenciaremos o mais breve o restante”.  Apesar das exigências da Saeb, a diretoria reconhece que a situação possui  um lado positivo para o Sintest, neste mês, a Saeb atualizará as mensalidades sociais.

Já o coordenador geral Firmino Júlio, disse que “a maioria das contribuições dos filiados estavam defasadas. Temos mensalidades de ativos e aposentados com valores do período em que se cadastram ou apenas contabilizados no salário-base. O estatuto do Sintest, diz que a contribuição sindical é de 1% do salário bruto, ou seja, fica fora apenas o auxílio transporte e alimentação”.