Nas lutas nacionais: SINTEST-BA no front em defesa das mulheres na 5ª CNPM

Entre as 763 Conferências Livres validadas em todo o país, estão as conferências realizadas pela diretoria do SINTEST-BA, reafirmando o compromisso da entidade com a defesa dos direitos das mulheres trabalhadoras e com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

O sindicato promoveu a conferência “Mulheres na Luta Sindical: Trabalho, Dignidade e Interseccionalidade” e a diretora administrativa, Gisele Rocha, que integra também a União Brasileira de Mulheres realizou a conferência  virtual: “Violência de Gênero e Feminicídio: Corpos em Luta, Vidas em Resistência”.

Esses encontros possibilitaram debates fundamentais sobre a realidade das mulheres no mundo do trabalho, no movimento sindical e na sociedade, trazendo à tona reflexões sobre igualdade, combate às violências e fortalecimento das redes de resistência.

Sob a coordenação do Ministério das Mulheres e do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM) será realizada de 29 de setembro a 1º de outubro de 2025, em Brasília, com o tema:
“Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”.

O evento busca ampliar a participação das diversas vozes femininas representadas por entidades, organizações e movimentos sociais, fortalecendo o diálogo entre a sociedade civil e os órgãos responsáveis pela promoção de políticas públicas para as mulheres nos âmbitos municipal, estadual, distrital e federal.

A 5ª CNPM tem como eixos centrais:

  • Garantir a autonomia econômica das mulheres;
  • Promover a igualdade de gênero dentro e fora do ambiente de trabalho;
  • Enfrentar a violência, o assédio e a discriminação;
  • Assegurar acesso às políticas públicas;
  • Estimular a maior participação das mulheres na política e em espaços de decisão.

A transversalidade das ações permanece como princípio norteador, assegurando que as pautas das mulheres sejam incorporadas em todas as áreas de políticas públicas.

O SINTEST-BA reforça seu papel ativo nesse processo, levando a voz das trabalhadoras da educação da Bahia para um espaço de diálogo e construção coletiva, que busca transformar a vida das mulheres em todo o país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *