Fórum dos Técnicos realiza ação em prol da pauta da categoria durante evento do Governo do Estado

Texto Fórum dos Técnicos das UEBA

O Fórum dos Técnicos das UEBA participou do evento de lançamento da campanha “Selo Lilás”, promovida pela Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo do Estado, na manhã de hoje (13), no Teatro da UNEB, em Salvador, com a presença de diversas autoridades como deputadas estaduais, federais, secretários e do governador Jerônimo Rodrigues.

Momento com Adélia Pinheiro (SEC) e Bárbara Camardelli (PGE)

No evento o Fórum, estrategicamente, organizou uma mobilização em prol do destravamento do processo de alteração do decreto de progressão que rege a carreira dos técnicos e analistas universitários. Como resultado, o Fórum conseguiu dialogar com a secretaria da educação, Adélia Pinheiro (veja ofício entregue) e a procuradora geral do estado, Bárbara Camardelli sobre esse ponto emergencial da categoria, pois o processo SEI nº 073.13589.2023.0012263-72, que trata da modificação no que tange os efeitos da progressão de 1º de julho para 1º de agosto, que se encontra na Procuradoria Geral do Estado (PGE) aguardando parecer, desde de 26 de junho.

Tal medida é o único recurso possível para que os servidores que fizeram o primeiro processo  da promoção 2022 estejam aptos a progredirem, haja vista que por conta de 24 dias, os mesmo não poderiam avançar na carreira neste ano. Apesar do Fórum considerar demorada a conclusão do pleito, a procuradora Bárbara Camardelli garantiu que foi solicitado prioridade na análise e a secretária de educação, Adélia Pinheiro, comprometeu-se em acompanhar e viabilizar os encaminhamentos, e o secretário de administração, Edelvino Góes, também.

Além desse ponto emergencial, o Fórum reafirmou seus pleitos entregando a pauta de reivindicações (leia) da categoria em mãos ao próprio governador, Jerônimo Rodrigues que, ao ser abordado, acolheu a demanda do Fórum no que tange a progressão e recebeu a pauta externa da categoria.

Sendo o momento de apresentação de políticas públicas para mulheres, o Fórum entregou ofício (confira) à ministra das mulheres, Aparecida Gonçalves e à secretária estadual de políticas para mulheres, Elisângela dos Santos Araújo, solicitando a construção e ampliação de creches universitárias e implementação de plano habitacional para servidores públicos com subsídio específico para mulheres mães. A proposta recebeu reforço de defesa por parte da deputada federal Alice Portugal (PCdoB), que tendo ciência manifestou apoio imediato, se colocando à disposição para as interlocuções necessárias.