Assembleia da categoria dialoga sobre atividades no campus e pauta de reivindicações

Na tarde desta segunda-feira (06/11/2023), em assembleia ordinária, os técnicos-administrativos da Uefs dialogaram sobre as pautas externas (Veja aqui) da categoria e a diretoria apresentou o andamento das discussões com o governo.

“Temos agenda próxima com representantes da Sec e Saeb para retorno de algumas propostas que o Fórum dos Técnicos iniciou tratativas: Progressão/Promoção dos Técnicos, Criação de novas classes para Auxiliares, Situação dos Na’s, Criação da Gratificação por Produção Técnica Científica (veja aqui) e Criação da carreira de 40 horas para os Analistas Universitários. A pauta foi atualizada com a participação da categoria em atividade promovida pelo Fórum dos Técnicos em Junho (https://youtu.be/CObjzVs-7OI), mas estaremos sempre abertos à contribuições. O movimento sindical não se esgotará, em 2024 vamos protocolar pauta novamente, assim como todos os sindicatos e levaremos sempre os anseios da categoria para o governo e apresentaremos as reivindicações em todos os espaços. Esse é nosso papel”, destacou Daiana Alcântara, diretora geral do Sintest-BA. Nesse bojo de lutas por direitos o assessor jurídico, Danilo Ribeiro, atualizou a categoria sobre diversos processos judiciais, tirando dúvidas sobre insalubridade, estabilidade econômica, processos contra o Planserv, processos de redução de carga horária, processo sobre o tempo de serviço e destacou uma orientação importante: “É preciso também reforçar que os servidores além do direito ao adicional de insalubridade, têm direito a aposentadoria especial, portanto, agendem com a secretaria do sindicato atendimento individual sobre esse e outros assuntos”, disse.

Por último, avaliando as condições de trabalho no campus, a categoria decidiu que irá continuar seguindo as orientações do sindicato.

Ficou pendente um ponto acerca da atualização da pauta externa, tal temática será retomada quando houver a próxima convocação. A diretoria ressaltou que como a pauta é uma construção coletiva, propostas advindas da categoria na Uefs devem se somar às escutas nas outras universidades para serem novamente incorporadas, mas propostas podem ser a qualquer momento enviadas para o e-mail: sindicato@sintestuefs.com.br.